Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: TRABALHANDO UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O TEMA “A QUÍMICA DOS REFRIGERANTES” PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

"2013-10-15 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4655
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: TRABALHANDO UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O TEMA “A QUÍMICA DOS REFRIGERANTES” PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As Oficinas Temáticas representam uma proposta didática de ensino que busca resolver uma situação-problema com base em conhecimentos teóricos e práticos cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social. Esse trabalho apresenta resultados de ações do PIBID/UEPB através da aplicação de uma oficina temática realizada no colégio da rede estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro (PREMEN) para alunos do ensino médio e do sistema inovador em 2013. O tema trabalhado foi a Química dos Refrigerantes, onde os alunos simularam experimentos envolvendo questões da acidez nos refrigerantes trabalhando os conteúdos de funções inorgânicas: ácidos e bases. Os experimentos escolhidos permitiram explorar conceitos relacionados ao tema e proporcionaram situações onde o aluno faz ligação entre a química e seu cotidiano. Por meio de questionários foi possível avaliar que esta metodologia, foi bem aceita pelos alunos e professores, facilitando na compreensão dos conhecimentos químicos, gerando aprendizagem significativa. Logo, a oficina temática contribuiu para  promover um ensino  que atenda as propostas dos DCNEM, através da interligação dos conteúdos com o contexto social, além de ter ajudado os alunos a  construírem o conhecimento, para resolver suas situações problemas cotidianas."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_23_56_52_idinscrito_660_535e30ccf5c3de9ed5b4ccc981177a40.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolinachiamulera10@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4655
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: TRABALHANDO UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O TEMA “A QUÍMICA DOS REFRIGERANTES” PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As Oficinas Temáticas representam uma proposta didática de ensino que busca resolver uma situação-problema com base em conhecimentos teóricos e práticos cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social. Esse trabalho apresenta resultados de ações do PIBID/UEPB através da aplicação de uma oficina temática realizada no colégio da rede estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro (PREMEN) para alunos do ensino médio e do sistema inovador em 2013. O tema trabalhado foi a Química dos Refrigerantes, onde os alunos simularam experimentos envolvendo questões da acidez nos refrigerantes trabalhando os conteúdos de funções inorgânicas: ácidos e bases. Os experimentos escolhidos permitiram explorar conceitos relacionados ao tema e proporcionaram situações onde o aluno faz ligação entre a química e seu cotidiano. Por meio de questionários foi possível avaliar que esta metodologia, foi bem aceita pelos alunos e professores, facilitando na compreensão dos conhecimentos químicos, gerando aprendizagem significativa. Logo, a oficina temática contribuiu para  promover um ensino  que atenda as propostas dos DCNEM, através da interligação dos conteúdos com o contexto social, além de ter ajudado os alunos a  construírem o conhecimento, para resolver suas situações problemas cotidianas."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_23_56_52_idinscrito_660_535e30ccf5c3de9ed5b4ccc981177a40.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolinachiamulera10@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

As Oficinas Temáticas representam uma proposta didática de ensino que busca resolver uma situação-problema com base em conhecimentos teóricos e práticos cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social. Esse trabalho apresenta resultados de ações do PIBID/UEPB através da aplicação de uma oficina temática realizada no colégio da rede estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro (PREMEN) para alunos do ensino médio e do sistema inovador em 2013. O tema trabalhado foi a Química dos Refrigerantes, onde os alunos simularam experimentos envolvendo questões da acidez nos refrigerantes trabalhando os conteúdos de funções inorgânicas: ácidos e bases. Os experimentos escolhidos permitiram explorar conceitos relacionados ao tema e proporcionaram situações onde o aluno faz ligação entre a química e seu cotidiano. Por meio de questionários foi possível avaliar que esta metodologia, foi bem aceita pelos alunos e professores, facilitando na compreensão dos conhecimentos químicos, gerando aprendizagem significativa. Logo, a oficina temática contribuiu para promover um ensino que atenda as propostas dos DCNEM, através da interligação dos conteúdos com o contexto social, além de ter ajudado os alunos a construírem o conhecimento, para resolver suas situações problemas cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.