Devido ao grande avanço científico, a área de Ciências passou a integrar de forma significativa a base curricular do ensino escolar, desta forma a educação científica, deixa de ser vista como prática restrita à teoria e a ser implantada em sala de aula de forma dinâmica. Visto isso, o educador tem como missão, contribuir para formação e transformação da sociedade, sendo um dos principais pilares da educação. No ensino médio, em particular no ensino da química, percebe-se que os alunos, não conseguem associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, colaborando para o desinteresse pela disciplina. O objetivo deste trabalho foi avaliar se as aulas de química estão sendo ministradas com essa junção de conhecimento teórico/prática para auxiliar no ensino-aprendizagem, a partir da aplicação de questionário com alunos do 3º do ensino médio na escola CE Odolfo Medeiros, Caxias-MA. Analisado os dados percebeu-se que o professor não desenvolve este método de ensino na turma e apesar dos alunos acharem a disciplina interessante não conseguem compreende-la, os mesmos reconhecem a necessidade de aulas práticas, para assimilar o conteúdo visto em aula. Conclui-se que muitas vezes não há uma preocupação pelos dos docentes em repassar os conteúdos de forma diferenciada, a falta de laboratórios e de tempo, mostra-se uma desculpa utilizada por estes, no entanto, não é mais justificativa, sabe-se que o uso de materiais alternativos é capaz de suprir está ausência. Dessa forma, o contexto escolar precisa inovar nas metodologias de ensino, como exemplo, utilizar aulas experimentais, estimulando assim o pensamento criativo e investigativo dos alunos.