: Este estudo analisa o movimento das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) e seu processo de inserção no contexto educacional, no âmbito dos fundamentos das teorias de aprendizagem, da Educação online, e do Design Pedagógico. A intenção, porém, é analisar como o Design Pedagógico baseado na interação, na hipertextualidade e na dialogicidade da educação online contribui com o processo de difusão do conhecimento no contexto educacional. Nesse sentido, questiona-se: De que forma, no âmbito da educação online, se processa o design pedagógico, de materiais educacionais digitais? A pesquisa bibliográfica acerca das temáticas abordadas permitiu uma análise e coleta de materiais para que se pudesse definir, conceituar o Design Pedagógico, Educação a Distância e Educação on-line a partir do diálogo com Alves (2009); Formiga (2009); Silva, Pesce e Zuin (2010); Torrezzan e Behar (2013); Lèvy (2010); Vygotsky (2007). O uso das TIC no âmbito da educação à distância, fomenta novas formas de aprendizagem que devem ser contextualizadas, analisadas e discutidas reflexivamente, pois o caráter educativo se constitui a partir de interações e mediações historicamente possíveis. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa porque pressupõe que o fenômeno a ser estudado deve ser analisado em uma perspectiva integrada, e assim esta foi estruturada na pesquisa teórica. Todo o processo de pesquisa delineado neste estudo, ampliou novos caminhos para os processos formativos potencializados pelas tecnologias digitais e contribuiu, também, na disseminação de informação, construção e (re) construção de conhecimentos a partir de uma lógica que promova uma aprendizagem significativa, interativa e dialógica.