Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISTRIBINGO: JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, CARREIRA DOCENTE, PDVL Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46993
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3563
    "inscrito_id" => 3327
    "titulo" => "DISTRIBINGO: JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma elaboração e intervenção de um jogo didático cujo nome é  Distribingo” é um jogo voltado para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que foi realizado na EREM Leobaldo Soares na cidade Barra de Guabiraba – PE. Este jogo foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas-PDVL, articulado ao Grupo de Trabalho de Jogos Didáticos do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação (IFPE – Campus Vitória). Teve como objetivo analisar o efeito destas ferramentas auxiliadoras nas aulas de química do tocante do ensino, e estimular o interesse dos estudantes pela química e pela área de ensino de ciências. Foi estruturada no ciclo da experiência Kellyana. O processo de construção do jogo se baseia em facilitar a aprendizagem de química pelos alunos. A metodologia utilizada foi o ciclo da experiência kellyana de George Kelly (1963), partindo da teoria dos Construtos Pessoais. Os procedimentos adotados focalizam dá uma nova perspectiva de ensino aprendizagem aos alunos de escolas públicas trazendo e fazendo eles como um papel indispensável para obter um resultado excelente no processo, pois acreditamos que o ensino aprendizagem é algo a ser alcançado numa sintonia entre professor - aluno, ao seja deve haver um interesse pelo estudante e um interesse entre o professor, partindo disso os dois devem ser ativos, ter um relacionamento bom, um dando oportunidade ao outro em sala de aula. O referencial teórico está embasado em pesquisas que tem como foco o ensino de ciências utilizando jogos didáticos. A finalidade proposta neste trabalho é de proporcionar a integração do currículo escolar que esteja em comunhão com a realidade dos alunos e atrair os alunos para áreas das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, CARREIRA DOCENTE, PDVL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3327_26092018100905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY FRANCIELLY DOS SANTOS SILVA "
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY FRANCIELLY"
    "autor_email" => "danysantos023@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46993
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3563
    "inscrito_id" => 3327
    "titulo" => "DISTRIBINGO: JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma elaboração e intervenção de um jogo didático cujo nome é  Distribingo” é um jogo voltado para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que foi realizado na EREM Leobaldo Soares na cidade Barra de Guabiraba – PE. Este jogo foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas-PDVL, articulado ao Grupo de Trabalho de Jogos Didáticos do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação (IFPE – Campus Vitória). Teve como objetivo analisar o efeito destas ferramentas auxiliadoras nas aulas de química do tocante do ensino, e estimular o interesse dos estudantes pela química e pela área de ensino de ciências. Foi estruturada no ciclo da experiência Kellyana. O processo de construção do jogo se baseia em facilitar a aprendizagem de química pelos alunos. A metodologia utilizada foi o ciclo da experiência kellyana de George Kelly (1963), partindo da teoria dos Construtos Pessoais. Os procedimentos adotados focalizam dá uma nova perspectiva de ensino aprendizagem aos alunos de escolas públicas trazendo e fazendo eles como um papel indispensável para obter um resultado excelente no processo, pois acreditamos que o ensino aprendizagem é algo a ser alcançado numa sintonia entre professor - aluno, ao seja deve haver um interesse pelo estudante e um interesse entre o professor, partindo disso os dois devem ser ativos, ter um relacionamento bom, um dando oportunidade ao outro em sala de aula. O referencial teórico está embasado em pesquisas que tem como foco o ensino de ciências utilizando jogos didáticos. A finalidade proposta neste trabalho é de proporcionar a integração do currículo escolar que esteja em comunhão com a realidade dos alunos e atrair os alunos para áreas das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, CARREIRA DOCENTE, PDVL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3327_26092018100905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY FRANCIELLY DOS SANTOS SILVA "
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY FRANCIELLY"
    "autor_email" => "danysantos023@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho trata-se de uma elaboração e intervenção de um jogo didático cujo nome é Distribingo” é um jogo voltado para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que foi realizado na EREM Leobaldo Soares na cidade Barra de Guabiraba – PE. Este jogo foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas-PDVL, articulado ao Grupo de Trabalho de Jogos Didáticos do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação (IFPE – Campus Vitória). Teve como objetivo analisar o efeito destas ferramentas auxiliadoras nas aulas de química do tocante do ensino, e estimular o interesse dos estudantes pela química e pela área de ensino de ciências. Foi estruturada no ciclo da experiência Kellyana. O processo de construção do jogo se baseia em facilitar a aprendizagem de química pelos alunos. A metodologia utilizada foi o ciclo da experiência kellyana de George Kelly (1963), partindo da teoria dos Construtos Pessoais. Os procedimentos adotados focalizam dá uma nova perspectiva de ensino aprendizagem aos alunos de escolas públicas trazendo e fazendo eles como um papel indispensável para obter um resultado excelente no processo, pois acreditamos que o ensino aprendizagem é algo a ser alcançado numa sintonia entre professor - aluno, ao seja deve haver um interesse pelo estudante e um interesse entre o professor, partindo disso os dois devem ser ativos, ter um relacionamento bom, um dando oportunidade ao outro em sala de aula. O referencial teórico está embasado em pesquisas que tem como foco o ensino de ciências utilizando jogos didáticos. A finalidade proposta neste trabalho é de proporcionar a integração do currículo escolar que esteja em comunhão com a realidade dos alunos e atrair os alunos para áreas das ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.