Neste trabalho são apresentadas a contribuição e a importância que a utilização de documentos oferece ao processo de ensino-aprendizagem, onde o ensino de História utiliza-se de ferramentas que auxiliam nas práticas de construção do conhecimento. Este artigo aborda a possibilidade de obtenção do conhecimento histórico através de objetos de cultura material, como imagens, filmes, pinturas, fazendo desse método um caminho onde o aluno perceba os momentos históricos presentes em cada imagem. O objetivo dos estudos no que se entende por imagem contribui numa prática de saber interpretar signos visuais, com suas especificidades, haja vista que vivemos em uma era de imagens e tecnologias que nos chegam de forma cada vez mais rápida, dinâmica e inovadora. No processo de ensino e aprendizagem, busca-se um desenvolvimento da capacidade crítica do aluno, com o objetivo de possibilitar a compreensão e de entender como a História é produzida e veiculada. Com as práticas educacionais voltadas para a utilização dos documentos históricos tem-se a intenção de fazer o aluno despertar para a vasta coletânea de conhecimento obtido através dessas práticas, baseando-se em experiências do PIBID-História-Campus I, onde a utilização desses métodos fez pensar de maneira mais significativa o uso da imagem no ensino de História.