Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DO 1º GRAU NOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIBRAS, ÁLGEBRA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47339
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2772
    "inscrito_id" => 248
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DO 1º GRAU NOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Essa pesquisa objetivou investigar as estratégias utilizadas pelos alunos surdos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) na resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau. A Álgebra difere do que os alunos estão acostumados, pela presença de letras, das relações de equivalência e das generalizações, fazendo muitas vezes com que o aprendizado só ocorra de forma mecânica e por meio de exercícios. O referencial teórico respaldou-se na História da Educação dos Surdos e em suas particularidades no âmbito educacional, subsidiada pelas etapas da Teoria de Polya (1995) em resoluções de problemas de equação do primeiro grau. Essa é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso interpretativo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três alunos surdos do 8º e 9º anos do EF da Escola Estadual que apresenta a maior parcela de surdos do município de Timbaúba – PE e um questionário com problemas de equação do primeiro grau. Identificamos que os conhecimentos dos alunos pesquisados acerca de equações do 1º grau não evidenciam um bom domínio, pois por vezes eles recorreram a resoluções por meios aritméticos e fizeram uso de tentativa e erro para atingirem a resposta, quando seria propício o uso de meios algébricos. Portanto, o ensino de Álgebra por meio da resolução de problemas é capaz de estimular a aprendizagem, mas para isso, se faz necessário que o corpo docente utilize métodos que promovam o conhecimento necessário para o aprendizado contemplando inclusive os alunos com necessidades especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIBRAS, ÁLGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID248_10092018170102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALY MARIA DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NATALY SOUZA"
    "autor_email" => "natalymos2000@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47339
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2772
    "inscrito_id" => 248
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DO 1º GRAU NOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Essa pesquisa objetivou investigar as estratégias utilizadas pelos alunos surdos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) na resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau. A Álgebra difere do que os alunos estão acostumados, pela presença de letras, das relações de equivalência e das generalizações, fazendo muitas vezes com que o aprendizado só ocorra de forma mecânica e por meio de exercícios. O referencial teórico respaldou-se na História da Educação dos Surdos e em suas particularidades no âmbito educacional, subsidiada pelas etapas da Teoria de Polya (1995) em resoluções de problemas de equação do primeiro grau. Essa é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso interpretativo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três alunos surdos do 8º e 9º anos do EF da Escola Estadual que apresenta a maior parcela de surdos do município de Timbaúba – PE e um questionário com problemas de equação do primeiro grau. Identificamos que os conhecimentos dos alunos pesquisados acerca de equações do 1º grau não evidenciam um bom domínio, pois por vezes eles recorreram a resoluções por meios aritméticos e fizeram uso de tentativa e erro para atingirem a resposta, quando seria propício o uso de meios algébricos. Portanto, o ensino de Álgebra por meio da resolução de problemas é capaz de estimular a aprendizagem, mas para isso, se faz necessário que o corpo docente utilize métodos que promovam o conhecimento necessário para o aprendizado contemplando inclusive os alunos com necessidades especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIBRAS, ÁLGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID248_10092018170102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALY MARIA DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NATALY SOUZA"
    "autor_email" => "natalymos2000@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Essa pesquisa objetivou investigar as estratégias utilizadas pelos alunos surdos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) na resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau. A Álgebra difere do que os alunos estão acostumados, pela presença de letras, das relações de equivalência e das generalizações, fazendo muitas vezes com que o aprendizado só ocorra de forma mecânica e por meio de exercícios. O referencial teórico respaldou-se na História da Educação dos Surdos e em suas particularidades no âmbito educacional, subsidiada pelas etapas da Teoria de Polya (1995) em resoluções de problemas de equação do primeiro grau. Essa é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso interpretativo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três alunos surdos do 8º e 9º anos do EF da Escola Estadual que apresenta a maior parcela de surdos do município de Timbaúba – PE e um questionário com problemas de equação do primeiro grau. Identificamos que os conhecimentos dos alunos pesquisados acerca de equações do 1º grau não evidenciam um bom domínio, pois por vezes eles recorreram a resoluções por meios aritméticos e fizeram uso de tentativa e erro para atingirem a resposta, quando seria propício o uso de meios algébricos. Portanto, o ensino de Álgebra por meio da resolução de problemas é capaz de estimular a aprendizagem, mas para isso, se faz necessário que o corpo docente utilize métodos que promovam o conhecimento necessário para o aprendizado contemplando inclusive os alunos com necessidades especiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.