DESAFIOS PARA TESTAR A PLASTICIDADE FENOTÍPICA DE BOLDO MIRIM (PLECTRANTHUS NEOCHILUS SCHLTR.): DA PESQUISA AO ENSINO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46916 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2240 "inscrito_id" => 9833 "titulo" => "DESAFIOS PARA TESTAR A PLASTICIDADE FENOTÍPICA DE BOLDO MIRIM (PLECTRANTHUS NEOCHILUS SCHLTR.): DA PESQUISA AO ENSINO" "resumo" => "A aproximação entre a pesquisa em ensino de Ciências e o ensino de Ciências se faz necessária para que se possa refletir de forma satisfatória sobre a prática docente – o que é feito através de divulgação e debates dos resultados de pesquisas. O presente artigo relata o desafio proposto a uma estudante que cursará a Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2019. Esse desafio envolveu utilizar dados de pesquisa sobre a plasticidade fenotípica de Plectrnthus neochilus Schltr. para aprender a tabular, confeccionar gráficos, compreender testes de hipótese nula, realizar teste estatístico e propor aulas sobre o tema em questão para universitários de áreas das ciências ambientais. O objetivo é relatar os caminhos trilhados pela estudante para viabilizar o ensino do tema. A partir do recebimento dos dados, a estudante optou por fazer os gráficos com os dados brutos sob a forma de barras, utilizando o programa Microsoft Excel. Foi relatado a estudante que existiam 27 hipóteses nulas a serem testadas a partir dos resultados obtidos para três análises morfológicas (altura, distância entrenós, área foliar) de P. neochilus que expressou plasticidade fenotípica frente a oito condições experimentais abióticas relativas à intensidade de luz solar e dois tipos de solo quanto aos adubos. O programa estatístico escolhido pela estudante foi o Past UiO. Vinte e cinco hipóteses nulas foram rejeitadas. A proposta aprovada foi aplicar percurso semelhante com os estudantes-alvo, solicitando que eles utilizem dois tipos de gráficos, elaborar as hipóteses e que eles explicar o método estatístico indicado (Kruskal Whallis test)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, TESTE ESTATÍSTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9833_09092018230943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENA ROLAND RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "HELENA" "autor_email" => "helenarrlima1995@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46916 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2240 "inscrito_id" => 9833 "titulo" => "DESAFIOS PARA TESTAR A PLASTICIDADE FENOTÍPICA DE BOLDO MIRIM (PLECTRANTHUS NEOCHILUS SCHLTR.): DA PESQUISA AO ENSINO" "resumo" => "A aproximação entre a pesquisa em ensino de Ciências e o ensino de Ciências se faz necessária para que se possa refletir de forma satisfatória sobre a prática docente – o que é feito através de divulgação e debates dos resultados de pesquisas. O presente artigo relata o desafio proposto a uma estudante que cursará a Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2019. Esse desafio envolveu utilizar dados de pesquisa sobre a plasticidade fenotípica de Plectrnthus neochilus Schltr. para aprender a tabular, confeccionar gráficos, compreender testes de hipótese nula, realizar teste estatístico e propor aulas sobre o tema em questão para universitários de áreas das ciências ambientais. O objetivo é relatar os caminhos trilhados pela estudante para viabilizar o ensino do tema. A partir do recebimento dos dados, a estudante optou por fazer os gráficos com os dados brutos sob a forma de barras, utilizando o programa Microsoft Excel. Foi relatado a estudante que existiam 27 hipóteses nulas a serem testadas a partir dos resultados obtidos para três análises morfológicas (altura, distância entrenós, área foliar) de P. neochilus que expressou plasticidade fenotípica frente a oito condições experimentais abióticas relativas à intensidade de luz solar e dois tipos de solo quanto aos adubos. O programa estatístico escolhido pela estudante foi o Past UiO. Vinte e cinco hipóteses nulas foram rejeitadas. A proposta aprovada foi aplicar percurso semelhante com os estudantes-alvo, solicitando que eles utilizem dois tipos de gráficos, elaborar as hipóteses e que eles explicar o método estatístico indicado (Kruskal Whallis test)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, TESTE ESTATÍSTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9833_09092018230943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENA ROLAND RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "HELENA" "autor_email" => "helenarrlima1995@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }