Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - APLICAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SOFTWARES, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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      educacionais têm se tornado um aliado para os discentes, proporcionado esperança para a educação\r\n
      brasileira. Porém, a não utilização correta desses softwares pode não ter um rendimento significativo e\r\n
      frustrar a tentativa intuitiva de melhorar a absorção de conteúdos de ampla dificuldade matemática.\r\n
      Para termos experiência e resultados mais precisos, o presente trabalho teve como objetivo principal\r\n
      apresentar os resultados de uma investigação realizada com uma turma da E.E.E.F. Dr. Gustavo\r\n
      Fernandes de Lima Sobrinho no Município de Mamanguape/PB, cujo objetivo específico desta oficina\r\n
      foi descrever uma proposta utilizando dois jogos online. Foi abordada as contribuições teóricas\r\n
      desenvolvidas pelo GEPeeeS-UFPB no campo das TI’s por todo o Vale do Mamanguape. Os\r\n
      resultados traçaram um perfil com as características da realidade das TI’s desta escola. A metodologia\r\n
      utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que\r\n
      24 alunos de uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental, vivenciaram e utilizaram os potenciais\r\n
      recursos dos jogos online. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os\r\n
      alunos, não trabalhavam as operações da tabuada com tanta rapidez, percebeu-se ainda que esses\r\n
      alunos puderam encontrar através das repetições, padrões matemáticos capazes de facilitar cálculos\r\n
      maiores. Cabe destacar que, embora grande parte dos alunos não tenham tanta familiaridade com os\r\n
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      24 alunos de uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental, vivenciaram e utilizaram os potenciais\r\n
      recursos dos jogos online. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com o decorrer do tempo, a tecnologia foi difundida nas escolas e os softwares educacionais têm se tornado um aliado para os discentes, proporcionado esperança para a educação brasileira. Porém, a não utilização correta desses softwares pode não ter um rendimento significativo e frustrar a tentativa intuitiva de melhorar a absorção de conteúdos de ampla dificuldade matemática. Para termos experiência e resultados mais precisos, o presente trabalho teve como objetivo principal apresentar os resultados de uma investigação realizada com uma turma da E.E.E.F. Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho no Município de Mamanguape/PB, cujo objetivo específico desta oficina foi descrever uma proposta utilizando dois jogos online. Foi abordada as contribuições teóricas desenvolvidas pelo GEPeeeS-UFPB no campo das TI’s por todo o Vale do Mamanguape. Os resultados traçaram um perfil com as características da realidade das TI’s desta escola. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 24 alunos de uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental, vivenciaram e utilizaram os potenciais recursos dos jogos online. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os alunos, não trabalhavam as operações da tabuada com tanta rapidez, percebeu-se ainda que esses alunos puderam encontrar através das repetições, padrões matemáticos capazes de facilitar cálculos maiores. Cabe destacar que, embora grande parte dos alunos não tenham tanta familiaridade com os computadores do laboratório de informática da escola e com smartphone, os mesmos conseguiram adaptar-se as necessidades dos jogos que foram apresentados na oficina.

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