Com o decorrer do tempo, a tecnologia foi difundida nas escolas e os softwares
educacionais têm se tornado um aliado para os discentes, proporcionado esperança para a educação
brasileira. Porém, a não utilização correta desses softwares pode não ter um rendimento significativo e
frustrar a tentativa intuitiva de melhorar a absorção de conteúdos de ampla dificuldade matemática.
Para termos experiência e resultados mais precisos, o presente trabalho teve como objetivo principal
apresentar os resultados de uma investigação realizada com uma turma da E.E.E.F. Dr. Gustavo
Fernandes de Lima Sobrinho no Município de Mamanguape/PB, cujo objetivo específico desta oficina
foi descrever uma proposta utilizando dois jogos online. Foi abordada as contribuições teóricas
desenvolvidas pelo GEPeeeS-UFPB no campo das TI’s por todo o Vale do Mamanguape. Os
resultados traçaram um perfil com as características da realidade das TI’s desta escola. A metodologia
utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que
24 alunos de uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental, vivenciaram e utilizaram os potenciais
recursos dos jogos online. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os
alunos, não trabalhavam as operações da tabuada com tanta rapidez, percebeu-se ainda que esses
alunos puderam encontrar através das repetições, padrões matemáticos capazes de facilitar cálculos
maiores. Cabe destacar que, embora grande parte dos alunos não tenham tanta familiaridade com os
computadores do laboratório de informática da escola e com smartphone, os mesmos conseguiram
adaptar-se as necessidades dos jogos que foram apresentados na oficina.