Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LEVANTAMENTO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA MINISTRADOS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa do projeto vinculado ao Programa de Licenciatura – PROLICEN, desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias – Campus II - UFPB. Tem-se observado nos últimos anos que o ensino de Química na maioria das vezes ainda é realizado de forma tradicional, não sendo suficiente para dinamizar e facilitar a aprendizagem do discente. Tentando conscientizar os professores para uma autoavaliação dos assuntos ensinados, objetivou-se com esta pesquisa realizar um levantamento de conteúdos ministrados no decorrer do ano letivo pelos professores de Química do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade de Areia – PB. O levantamento dos dados foi realizado através de questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, em que os resultados foram tratados por meio da porcentagem de incidência das respostas às perguntas específicas. Os resultados apontam fatores significativos que podem suscitar discussões referentes à temática em questão, tais como: os professores não conseguem ministrar todo conteúdo programático de Química para o ensino médio, segundo eles devido à falta de tempo. Os docentes relatam que seguem apenas os programas curriculares e que se tivessem material adequado e menos recuperação por bimestre provavelmente, todo o conteúdo seria ministrado.

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