Nossa preocupação com a maneira como o ensino de línguas pode preparar o aluno para situações reais de comunicação, com vistas a promover a alteridade e a interculturalidade tem nos levado a buscar caminhos que propiciem aos estudantes aguçar suas sensibilidades para o impacto que a diferença cultural exerce o processo comunicativo. Neste intuito, em nossas pesquisas, temos relacionado cinema e educação de forma a apresentar algumas possibilidades para o uso da sétima arte em processos educativos. Iniciamos nosso trajeto refletindo acerca da sociedade contemporânea, submersa em imagens, sons e movimentos. Na sequência, discorremos a respeito dos vários usos do cinema e vídeo na escola e compartilhamos algumas experiências no desenvolvimento de oficinas na educação básica para o trabalho mediado pelo cinema. A maior parte dos alunos participantes das oficinas relatam a visão do Espanhol-Língua Estrangeira como “chave de acesso” para o mercado de trabalho, crença acompanhada pela visão de que esta língua, por ser próxima do português, é fácil de ser aprendida. O cinema, considerado pela perspectiva sociocultural da qual comungamos como um artefato semiótico mediador, tem se mostrado como uma ferramenta potencializadora, proporcionando aos participantes uma forma pluricultural de perceber o mundo e a si mesmos.