Neste trabalho apresentam-se algumas experiências, e eventos realizados durante período de participação do projeto PIBID ( Projeto de Bolsa de Iniciação a Docência) trazendo informações acadêmicas e pessoais oferecidos pelo programa patrocinado pela CAPES.O PIBID busca incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB, além de desenvolver trabalhos a fim de melhorar o ensino de Química fazendo os licenciandos obter experiências para aplicar futuramente no trabalho como docente. Essas experiências no programa contribuíram para melhorar o conhecimento sobre vivências em determinadas situações em sala de aula, permitindo assim desenvolver habilidades para aplicar a diversos perfis de alunos e a construção de um trabalho em equipe. As atividades foram desenvolvidas em torno da experimentação no ensino de química numa perspectiva problematizadora através do conteúdos de Funções Inorgânicas: Ácidos e Bases. Os resultados apontaram que os alunos aceitaram a proposta do ensino de química através da experimentação, estimulando-os para a aprendizagem dos conceitos científicos numa perspectiva problematizadora e contextualizada. Além disso, as experiências contribuiram para que o licenciando vivesse na prática as dificuldades do trabalho docente, buscando soluções imediatas para melhorar o ensino de química no contexto da educação básica.