Este trabalho se propõe a apresentar a contribuição do PIBID para a formação docente no campo da língua portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba, o qual oferece ao licenciando a oportunidade de ingressar mais cedo no ambiente escolar. Instigando a buscar metodologias inovadoras em relação ao ensino tradicional, o PIBID também tem contribuído para a formação de um profissional crítico-reflexivo e articulador entre teoria e prática. Com isso, apresentaremos a importância dessa inclusão que implica em uma formação docente mais completa com sólida fundamentação teórica, consciência da realidade e instrumentalização para interferir na realidade atuante em meio aos desafios encontrados para o exercício da prática docente, assim como indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. De acordo com tais diretrizes e a partir das experiências vivenciadas em sala de aula através do subprojeto Cultura, Literatura e Criatividade: do erudito ao popular (CLIC) que vem sendo realizado na E.E.E.F.M. Professor Raul Córdula, com alunos do Ensino Médio, nós enquanto docentes observamos a necessidade de integrar os estudos com a formação cultural e humanística. O nosso trabalho está embasado nas contribuições de: Freire (2003), Tardif (2010), PCNEM (1999), OCEM (2008) entre outros.