Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância do uso das imagens como instrumento didático do professor, e de como o mesmo deve ter uma enorme responsabilidade ao selecionar e apresentar as imagens, fazendo com que o aluno reconheça que qualquer fonte histórica, inclusive a imagem, é sujeita a intencionalidades, e sempre estará presa em uma imensa teia de relações de poder e saber. Por fim, o docente deve ser cauteloso, pois a escolha errônea resultará no falso aprendizado, que acarretará em alunos com conhecimento deficiente em vários âmbitos do saber. Deste modo, Francisco de Goya, pintor espanhol do final do século XVIII e início do século XIX, surge como protagonista graças as grandes contribuições que seus quadros têm a oferecer, principalmente, aos historiadores. Goya narra em suas imagens diversos temas, já que viveu em um período de constantes mudanças e da ascensão de grandes nomes na ciência, filosofia, musica e pintura. Como destaque temos a sua obra Tribunal da Inquisição ou Auto-da-fé, que narra uma cerimônia de acusação da Santa Inquisição.