Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do Subprojeto Letras/Inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), concebido na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, no período de março de 2014 a fevereiro de 2018. Para a realização dessa produção foram selecionadas algumas atividades realizadas no ano de 2016, em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública estadual em Petrolina. As atividades aqui apresentadas levam em consideração os estudos de autores nacionais e internacionais que tratam dos processos de aprendizagem, teoria/prática e formação docente, tais como: Nóvoa (1995), Reale (1995), Tardif (2012), Alarcão (2003), dentre outros. Os relatórios apresentados pelos bolsistas de iniciação à docência indicam que a participação deles no PIBID contribuiu para a melhoria da sua formação acadêmica. Do mesmo modo, os relatos das bolsistas supervisoras também comprovam que as atividades desenvolvidas no subprojeto foram enriquecedoras e trouxeram mudanças significativas em suas práticas.