As transformações aceleradas da sociedade provocam impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem e influenciam na atuação profissional em saúde. A partir disto, diversas estratégias de ensino vêm sendo
desenvolvidas ao longo dos anos, como por exemplo, a aprendizagem baseada em problemas. Esta metodologia ativa tem conquistado espaço em inúmeras instituições educacionais partindo da premissa básica do uso de problemas da vida real para estimular os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos discentes. A ABP é um método efetivo no que concerne a melhora do desempenho das habilidades e no raciocínio crítico dos discentes. Nesta abordagem, o professor deixa de se apresentar como o detentor do conhecimento a ser apreendido pelos alunos para passar a ser um organizador de situações de aprendizagem desempenhando importantes papéis que estimulem a curiosidade dos alunos e que os façam sentir vontade e necessidade de aprender. Dessa forma, dada a importância deste método, sua crescente aplicação e a escassez de publicações nessa área, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura e tecer alguns comentários sobre as contribuições desse método para o ensino profissional em saúde.