Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA REVISÃO

Palavra-chaves: ABP, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, PBL Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46820
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1692
    "inscrito_id" => 2907
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA REVISÃO"
    "resumo" => """
      As transformações aceleradas da sociedade provocam impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem e influenciam na atuação profissional em saúde. A partir disto, diversas estratégias de ensino vêm sendo \r\n
      desenvolvidas ao longo dos anos, como por exemplo, a aprendizagem baseada em problemas. Esta metodologia ativa tem conquistado espaço em inúmeras instituições educacionais partindo da premissa básica do uso de problemas da vida real para estimular os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos discentes. A ABP é um método efetivo no que concerne a melhora do desempenho das habilidades e no raciocínio crítico dos discentes. Nesta abordagem, o professor deixa de se apresentar como o detentor do conhecimento a ser apreendido pelos alunos para passar a ser um organizador de situações de aprendizagem desempenhando importantes papéis que estimulem a curiosidade dos alunos e que os façam sentir vontade e necessidade de aprender. Dessa forma, dada a importância deste método, sua crescente aplicação e a escassez de publicações nessa área, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura e tecer alguns comentários sobre as contribuições desse método para o ensino profissional em saúde.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABP, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, PBL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2907_08092018073324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA SANTOS"
    "autor_email" => "nathalia_sotnas@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46820
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1692
    "inscrito_id" => 2907
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA REVISÃO"
    "resumo" => """
      As transformações aceleradas da sociedade provocam impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem e influenciam na atuação profissional em saúde. A partir disto, diversas estratégias de ensino vêm sendo \r\n
      desenvolvidas ao longo dos anos, como por exemplo, a aprendizagem baseada em problemas. Esta metodologia ativa tem conquistado espaço em inúmeras instituições educacionais partindo da premissa básica do uso de problemas da vida real para estimular os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos discentes. A ABP é um método efetivo no que concerne a melhora do desempenho das habilidades e no raciocínio crítico dos discentes. Nesta abordagem, o professor deixa de se apresentar como o detentor do conhecimento a ser apreendido pelos alunos para passar a ser um organizador de situações de aprendizagem desempenhando importantes papéis que estimulem a curiosidade dos alunos e que os façam sentir vontade e necessidade de aprender. Dessa forma, dada a importância deste método, sua crescente aplicação e a escassez de publicações nessa área, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura e tecer alguns comentários sobre as contribuições desse método para o ensino profissional em saúde.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABP, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, PBL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2907_08092018073324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA SANTOS"
    "autor_email" => "nathalia_sotnas@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As transformações aceleradas da sociedade provocam impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem e influenciam na atuação profissional em saúde. A partir disto, diversas estratégias de ensino vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos, como por exemplo, a aprendizagem baseada em problemas. Esta metodologia ativa tem conquistado espaço em inúmeras instituições educacionais partindo da premissa básica do uso de problemas da vida real para estimular os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos discentes. A ABP é um método efetivo no que concerne a melhora do desempenho das habilidades e no raciocínio crítico dos discentes. Nesta abordagem, o professor deixa de se apresentar como o detentor do conhecimento a ser apreendido pelos alunos para passar a ser um organizador de situações de aprendizagem desempenhando importantes papéis que estimulem a curiosidade dos alunos e que os façam sentir vontade e necessidade de aprender. Dessa forma, dada a importância deste método, sua crescente aplicação e a escassez de publicações nessa área, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura e tecer alguns comentários sobre as contribuições desse método para o ensino profissional em saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.