Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO COMPARATIVO DAS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: POLÍTICA EDUCACIONAL, REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste trabalho realizamos uma análise comparativa das três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentadas pelo Governo Federal ao longo dos anos de construção deste importante documento norteador das políticas educacionais no país. Buscamos explicitar principalmente as mudanças realizadas na terceira versão, apresentada a sociedade após a Reforma do Ensino Médio. Destacamos dois pontos: a supressão nesta última versão de pontos que julgamos importantes para a construção de uma sociedade democrática e justa; bem como a desconstrução da noção de interdisciplinaridade presente nas versões anterior da Base. Concluímos que a ruptura política-institucional ocorrida no Brasil teve um impacto negativo na discussão em torno da construção da Base.

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