O conteúdo do presente trabalho apresenta resultado da pesquisa “O Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia”, relata algumas das dificuldades enfrentadas tanto pelo educador ao ministrar a disciplina de ciências quanto pelos alunos no que diz respeito à aprendizagem da mesma. Foi realizado com 52 alunos de uma escola estadual na cidade de Alto Garças-MT, e uma professora da disciplina de ciências. A pesquisa tem cunho qualitativo, metodologia utilizada foi a de estudo de caso e usou a entrevista com roteiro pré-estabelecido. Chegou se aos seguintes resultados, tanto os alunos quanto o professor se sentem desmotivados em suas aulas, o professor apresenta dificuldades de preparar aulas mais atrativas e envolventes para o aluno e o aluno por sua vez sente-se desmotivado a aprender, pois anseiam por aulas mais envolventes que lhe apresente um novo modo de aprender. Os alunos ainda são avaliados por meio de trabalhos e avaliações escritas. O professor usa somente seu livro didático o quadro e giz para ministrar suas aulas, a escola oferece poucos recursos para o professor e essa falta de incentivo resulta no abandono por parte dele de suas ideias da aprendizagem significativa. O ensino das Ciências é muito complexo e faz-se extremamente necessário o auxílio de aulas que intensifiquem a aprendizagem e que possam ser realizadas em grupos de estudo, numa visita ao parque ou ao pátio da escola, na discussão de um filme, isso envolve realmente o aluno na disciplina.