O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo descritivo, realizado em uma escola pública municipal situada no município de Manaus no Estado do Amazonas. Tendo como objetivo principal identificar a utilização de algum processo de inclusão referente aos alunos com deficiência, propondo-se especificamente conhecer diretamente as práticas pedagógicas envolvidas em educação especial realizada neste ambiente escolar, tão certo como verificar se a escola desempenha eficazmente as práticas de inclusão conforme preconiza a legislação. Nesta pesquisa, foram utilizados como instrumento de coleta de dados: a observação sistêmica por meio de anotações diárias das observações realizadas, assim como relatos de professores foram inseridos na pesquisa concernente à temática. Visto que o ensino regular na maior parte do país é composto pela escola pública, a necessidade de averiguar a veracidade do cumprimento legal referente à legislação fez-se necessária. O resultado apontado pela pesquisa relata a ineficácia do processo de inclusão escolar na rotina nas salas de aula, tão certo quanto à deficiência de materiais didáticos específicos, estrutura e atendimento especializado. Cabendo, portanto, tal tarefa ficar a cargo da Secretaria Municipal de Educação do Município ações efetivas e inclusivas pertinente aos alunos com deficiência.