SILVA, Leandro Alexandre Da et al.. Consequências do cyberbullyng no contexto da educação. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46780>. Acesso em: 04/11/2024 19:49
Essa pesquisa visa discorrer sobre as consequências do Cyberbullying que podem ser expressas no contexto educacional, analisando as atitudes dos indivíduos que apropriam-se do cenário virtual para agredir seus pares de forma cruel e sistemática acarretando em impactos negativos que podem causados pela generalização de informações falsas, duvidosas, sigilosas ou até mesmo preconceituosa, ocasionando desmotivação, aflição, insegurança e angustia por parte das vítimas. Nesse sentido esse estudo direciona seu foco a necessidade da prevenção de tais ocorrências, motivando a proposta de uma cultura de paz que promova o bem comum a todos, e que seja realizada de forma conjunta onde todos possam participar. Essa pesquisa apresenta seu aspecto qualitativo, refletindo sobre a prática para promover interligações na literatura, de modo a identificar as contribuições que podem ser satisfatórias e que foram percebidas durante a pesquisa bibliográfica. Para isso embasamo-nos em Fante (2005); Santos (2012); Melo (2011); Stelko-Pereira e Williams (2013), entre outros que fizeram-se necessários para fundamentar a pesquisa. Diante disso percebemos que a escola tem um papel primordial na prevenção do cyberbullying com apoio da equipe pedagógica, alertando a família e os estudantes dos perigos contidos no âmbito virtual para que os mesmos tenham consciência ao fazer esse uso desses recursos, e ao sofrer algum tipo de ameaça explicita de violência que sejam encorajados a comunicar a instituição.