Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSEQUÊNCIAS DO CYBERBULLYNG NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: BULLYING, CYBERBULLYING, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Essa pesquisa visa discorrer sobre as consequências do Cyberbullying que podem ser expressas no contexto educacional, analisando as atitudes dos indivíduos que apropriam-se do cenário virtual para agredir seus pares de forma cruel e sistemática acarretando em impactos negativos que podem causados pela generalização de informações falsas, duvidosas, sigilosas ou até mesmo preconceituosa, ocasionando desmotivação, aflição, insegurança e angustia por parte das vítimas. Nesse sentido esse estudo direciona seu foco a necessidade da prevenção de tais ocorrências, motivando a proposta de uma cultura de paz que promova o bem comum a todos, e que seja realizada de forma conjunta onde todos possam participar. Essa pesquisa apresenta seu aspecto qualitativo, refletindo sobre a prática para promover interligações na literatura, de modo a identificar as contribuições que podem ser satisfatórias e que foram percebidas durante a pesquisa bibliográfica. Para isso embasamo-nos em Fante (2005); Santos (2012); Melo (2011); Stelko-Pereira e Williams (2013), entre outros que fizeram-se necessários para fundamentar a pesquisa. Diante disso percebemos que a escola tem um papel primordial na prevenção do cyberbullying com apoio da equipe pedagógica, alertando a família e os estudantes dos perigos contidos no âmbito virtual para que os mesmos tenham consciência ao fazer esse uso desses recursos, e ao sofrer algum tipo de ameaça explicita de violência que sejam encorajados a comunicar a instituição.

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