Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de verificar os conhecimentos de 60 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Campina Grande – PB, a respeito do que estes entendem sobre o processo de Classificação dos Seres Vivos e Evolução biológica, e assim desenvolver com base nesta sondagem, métodos didáticos eficazes para uma melhor compreensão da temática proposta. Para o levantamento dos conhecimentos dos estudantes utilizou-se questionários de pré e pós-sondagem com perguntas dissertativas e de múltipla escolha que abordavam compreensões sobre evolução biológica, classificação, organismos primitivos e derivados, e ancestralidade. Para continuação do trabalho foram realizadas aulas expositivas e dialogadas dos conteúdos citados, e também foi proposta a construção de um cladograma para proporcionar uma melhor compreensão de como ocorreu à evolução das espécies e como estas estão classificadas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, além de verificar o grau de conhecimentos prévios dos estudantes a cerca do conteúdo e ampliar estes com o uso de metodologias inovadoras, obtivemos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem um cladograma construído pelos estudantes, este por sua vez poderá ser utilizado em outras turmas do ensino médio como material didático para aulas futuras sobre evolução.