Este artigo embasou-se em observações realizadas in loco com estudantes e professores, das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular no ano de 2018, a qual utiliza a ferramenta Quiz como suporte no processo de ensino- aprendizagem. Diante disso, surgiu a inquietação em investigar sobre a utilização do Quiz em sala de aula e sua efetividade, tendo em vista que se faz necessário a busca por novos caminhos para tornar a aprendizagem em sala de aula mais dinâmica, significativa e proveitosa. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar a importância do Quiz no processo de ensino-aprendizagem em metodologias ativas. Neste sentido, estabeleceu-se como objetivos específicos: estudar o conceito e aplicabilidade do Quiz no processo de ensino-aprendizagem; investigar a utilização do Quiz em turmas do ensino fundamental de uma escola particular; averiguar a efetividade do Quiz no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, aplicou-se a técnica observação in loco e questionário para o levantamento de dados e informações, posteriormente tabulados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultados percebidos, pode-se destacar que a utilização de mecanismos tecnológicos possibilitam aos estudantes conhecimentos globais, promove o pensamento crítico, insere estudantes e professores no ambiente tecnológico e propicia a interação social.