Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA/ BACHARELADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTÁGIO CURRICULAR, CONCEPÇÕES DISCENTES Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os Estágios Supervisionados na Formação do Bacharel devem promulgar a compreensão, a aplicação e a reflexão das teorias apresentadas em sala/quadra de aula em um contexto vivencial/prático. Tais situações devem proporcionar ao futuro profissional o domínio de conhecimentos e ações imprescindíveis às adequadas estruturação e aplicação de suas futuras atividades profissionais. Mediante o exposto o presente estudo teve o objetivo de explorar a opinião expressa por alunos do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora em relação às experiências fornecidas nas atividades dos Estágios Supervisionados Obrigatórios. Os dados foram coletados através de um questionário composto por sete perguntas e respondidas por 20 alunos que já haviam finalizado todos os estágios. Sendo possível observar a insatisfação dos participantes com o atual desenvolvimento deste constituinte curricular assim como o desconhecimento expresso pela amostra populacional analisada com relação às imposições legais referentes à temática, apesar do reconhecimento de sua importância na formação. Destaca-se então a necessidade da constante atualização das questões não somente relacionadas ao estágio curricular obrigatório, mas também daquelas vinculadas à construção e vivência das propostas curriculares e seus conteúdos constituintes, de modo a atender de forma satisfatória às demandas profissionais e acadêmicas.

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