Este trabalho discorre sobre os resultados de uma pesquisa de Iniciação Cientifica (PIBIC), desenvolvida no período de 2014-2015, na qual tivemos como objetivo principal analisar as concepções de avaliação no Ensino Médio das Escolas Estaduais da cidade de João PessoaPB. Nosso referencial teórico está baseado em autores como Fernandes e Freitas (2007), Hoffmann (1998), Esteban (2003), entre outros. Metodologicamente utilizamos a teoria do Discurso de Laclau (2005), Laclau e Mouffe (2004) que segundo Soage (2006) a referida teoria explica de forma clara que o discurso é tudo que constitui a realidade (coisas, sujeitos e práticas). A pesquisa assume uma perspectiva teórica pós- estrutural e seu corpus de estudos são constituídos por documentos das Políticas Curriculares Nacionais e locais de Escolas Estaduais do Ensino Médio de João Pessoa/Paraíba. Ainda, segundo Gonsalves (2003) essa pesquisa caracterizou-se como quanti-qualitativa, exploratória, explicativa, bibliográfica e documental e de campo. Para nos auxiliar nessas análises utilizamos a ferramenta Worsmith Tools 6, que, de acordo com Sardinha (2006) é composto por programas integrados destinados a analises linguísticas. Os resultados da pesquisa responderam todas as questões e indagações que nos propomos, mas mesmo assim, destacamos a necessidade de um maior estudo nessa área.