O USO DE TECNOLOGIAS POR PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48372 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 1518 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS POR PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ O presente trabalho “O uso de tecnologias por professores de sociologia no ensino médio” tem como objetivo analisar o impacto das novas tecnologias no ensino tendo como foco da análise o uso da TDIC por docentes através das diversas ferramentas existentes aliada a metodologias diferenciadas em sala de aula. A respeito das TDIC, adotamos o conceito apresentado por Lévy (1999) que deixa evidente que não se trata de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e sobretudo os papeis de professor e aluno. Desta forma, por meio das TDIC haveria suporte para mediação do ensino de sociologia segundo Moraes e Guimarães (2010) é interessante que haja a mediação pedagógica das TIC em relação ao ensino de sociologia, referindo-se às diferentes e possíveis maneiras de se traduzir o conhecimento sociológico, tornando-o compreensível e interessante para os alunos do ensino médio, sugerindo ainda associar a temas a recursos capazes de provocar interesse e conferir materialidade. Optamos pela a abordagem qualitativa de pesquisa e a coleta de dados, adotaremos a técnica de observação participante em duas escolas técnicas estaduais em recife. \r\n Palavras-chave:. TDIC's, Sociologia, Docentes, Escola pública, Inclusão Digital. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDIC'S, SOCIOLOGIA, DOCENTES, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID1518_04092018200220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE MIRELLA DA SILVA BRAGA " "autor_nome_curto" => "GISELE" "autor_email" => "mirellaufpe@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48372 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 1518 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS POR PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ O presente trabalho “O uso de tecnologias por professores de sociologia no ensino médio” tem como objetivo analisar o impacto das novas tecnologias no ensino tendo como foco da análise o uso da TDIC por docentes através das diversas ferramentas existentes aliada a metodologias diferenciadas em sala de aula. A respeito das TDIC, adotamos o conceito apresentado por Lévy (1999) que deixa evidente que não se trata de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e sobretudo os papeis de professor e aluno. Desta forma, por meio das TDIC haveria suporte para mediação do ensino de sociologia segundo Moraes e Guimarães (2010) é interessante que haja a mediação pedagógica das TIC em relação ao ensino de sociologia, referindo-se às diferentes e possíveis maneiras de se traduzir o conhecimento sociológico, tornando-o compreensível e interessante para os alunos do ensino médio, sugerindo ainda associar a temas a recursos capazes de provocar interesse e conferir materialidade. Optamos pela a abordagem qualitativa de pesquisa e a coleta de dados, adotaremos a técnica de observação participante em duas escolas técnicas estaduais em recife. \r\n Palavras-chave:. TDIC's, Sociologia, Docentes, Escola pública, Inclusão Digital. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDIC'S, SOCIOLOGIA, DOCENTES, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID1518_04092018200220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE MIRELLA DA SILVA BRAGA " "autor_nome_curto" => "GISELE" "autor_email" => "mirellaufpe@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }