A busca de estratégias de ensino para tornar as aulas de Biologia mais atrativas e significativas é essencial para melhorar o processo de aprendizagem. Assim, o objetivo desse trabalho foi propor uma atividade relevante que envolvesse as vivências do dia-a-dia dos educandos. Através de análise microbiológica, os alunos do 3ºano matutino da Escola Estadual 12 de Abril, município de Terra Nova do Norte – MT, avaliaram as condições da água que ingerem nas suas casas e também na escola. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado uma parceira com a Secretaria de Saúde do município que disponibilizou os kits para a análise da água coletada pelos alunos e professora. Os resultados das análises permitiram aos educandos verificar que a água que chega até suas residências pelo abastecimento público está desprovida de Coliformes Termotolerantes. A água que tem origem de poços mostrou contaminação em todas as amostras, inclusive a ingerida na escola que também é de poço, estando comprometido seu consumo. Os dados obtidos com o projeto permitiram orientar as famílias sobre a qualidade da água ingerida, assim como, melhorar a água utilizada na escola, a qual depois desta pesquisa passou a utilizar o fornecimento público. Com o presente trabalho os alunos estudaram conteúdos referentes a micro-organismos e água de maneira diferenciada e, ainda, com resultados relevantes e que contribuíram para a qualidade de vida da comunidade escolar.