Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BEREU EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL DE MATO GROSSO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, EJA, EDUCAÇÃO PRISIONAL Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46620
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3086
    "inscrito_id" => 9685
    "titulo" => "BEREU EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "Este trabalho é um estudo de caso realizado com um grupo de 38 professores que trabalham na Escola Estadual Nova Chance, lecionando nas salas anexas das Unidades Prisionais da região metropolitana de Cuiabá, que ofertam Educação Básica para Pessoas Privadas de Liberdade, na modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos. O objetivo deste trabalho é descrever as contribuições mais relevantes do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ – Edição Especial”, para a formação continuada desses professores e para a profissionalidade docente no Sistema Prisional de Mato Grosso. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando entender os fatos e fenômenos envolvidos na empreitada formativa dos professores que atuam no sistema penitenciário do Estado, de forma a obter informações a respeito da problemática que norteia esta investigação: Quais as contribuições do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ - edição especial” para a Formação Continuada dos professores do sistema prisional de Mato Grosso? Utilizando como métodos de coleta de dados, ler documentos, observar eventos e fazer perguntas, de maneira que este é o procedimento adotado para o desenvolvimento deste trabalho. Os principais resultados obtidos apontam para contribuições relacionadas ao respeito ao ponto de vista do outro, as dicotomias entre teoria e prática, bem como, as necessidades e urgência de mudanças no que diz respeito a melhoria do trabalho pedagógico. Foi possível perceber que os professores conseguiram repensar a própria prática pedagógica para a EJA nas unidades penais ao proporem e também colocarem em ação, práticas inovadoras para ensinar Jovens e Adultos Privados de Liberdade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EJA, EDUCAÇÃO PRISIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID9685_10092018230623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO HENRIQUE SOUZA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AFONSO H. S. NOGUEIRA"
    "autor_email" => "eenc.coordenadorgeral@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46620
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3086
    "inscrito_id" => 9685
    "titulo" => "BEREU EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "Este trabalho é um estudo de caso realizado com um grupo de 38 professores que trabalham na Escola Estadual Nova Chance, lecionando nas salas anexas das Unidades Prisionais da região metropolitana de Cuiabá, que ofertam Educação Básica para Pessoas Privadas de Liberdade, na modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos. O objetivo deste trabalho é descrever as contribuições mais relevantes do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ – Edição Especial”, para a formação continuada desses professores e para a profissionalidade docente no Sistema Prisional de Mato Grosso. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando entender os fatos e fenômenos envolvidos na empreitada formativa dos professores que atuam no sistema penitenciário do Estado, de forma a obter informações a respeito da problemática que norteia esta investigação: Quais as contribuições do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ - edição especial” para a Formação Continuada dos professores do sistema prisional de Mato Grosso? Utilizando como métodos de coleta de dados, ler documentos, observar eventos e fazer perguntas, de maneira que este é o procedimento adotado para o desenvolvimento deste trabalho. Os principais resultados obtidos apontam para contribuições relacionadas ao respeito ao ponto de vista do outro, as dicotomias entre teoria e prática, bem como, as necessidades e urgência de mudanças no que diz respeito a melhoria do trabalho pedagógico. Foi possível perceber que os professores conseguiram repensar a própria prática pedagógica para a EJA nas unidades penais ao proporem e também colocarem em ação, práticas inovadoras para ensinar Jovens e Adultos Privados de Liberdade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EJA, EDUCAÇÃO PRISIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID9685_10092018230623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO HENRIQUE SOUZA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AFONSO H. S. NOGUEIRA"
    "autor_email" => "eenc.coordenadorgeral@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho é um estudo de caso realizado com um grupo de 38 professores que trabalham na Escola Estadual Nova Chance, lecionando nas salas anexas das Unidades Prisionais da região metropolitana de Cuiabá, que ofertam Educação Básica para Pessoas Privadas de Liberdade, na modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos. O objetivo deste trabalho é descrever as contribuições mais relevantes do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ – Edição Especial”, para a formação continuada desses professores e para a profissionalidade docente no Sistema Prisional de Mato Grosso. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando entender os fatos e fenômenos envolvidos na empreitada formativa dos professores que atuam no sistema penitenciário do Estado, de forma a obter informações a respeito da problemática que norteia esta investigação: Quais as contribuições do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ - edição especial” para a Formação Continuada dos professores do sistema prisional de Mato Grosso? Utilizando como métodos de coleta de dados, ler documentos, observar eventos e fazer perguntas, de maneira que este é o procedimento adotado para o desenvolvimento deste trabalho. Os principais resultados obtidos apontam para contribuições relacionadas ao respeito ao ponto de vista do outro, as dicotomias entre teoria e prática, bem como, as necessidades e urgência de mudanças no que diz respeito a melhoria do trabalho pedagógico. Foi possível perceber que os professores conseguiram repensar a própria prática pedagógica para a EJA nas unidades penais ao proporem e também colocarem em ação, práticas inovadoras para ensinar Jovens e Adultos Privados de Liberdade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.