Este trabalho é um estudo de caso realizado com um grupo de 38 professores que trabalham na Escola Estadual Nova Chance, lecionando nas salas anexas das Unidades Prisionais da região metropolitana de Cuiabá, que ofertam Educação Básica para Pessoas Privadas de Liberdade, na modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos. O objetivo deste trabalho é descrever as contribuições mais relevantes do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ – Edição Especial”, para a formação continuada desses professores e para a profissionalidade docente no Sistema Prisional de Mato Grosso. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando entender os fatos e fenômenos envolvidos na empreitada formativa dos professores que atuam no sistema penitenciário do Estado, de forma a obter informações a respeito da problemática que norteia esta investigação: Quais as contribuições do “Projeto ‘Bereu em Quadrinhos’ - edição especial” para a Formação Continuada dos professores do sistema prisional de Mato Grosso? Utilizando como métodos de coleta de dados, ler documentos, observar eventos e fazer perguntas, de maneira que este é o procedimento adotado para o desenvolvimento deste trabalho. Os principais resultados obtidos apontam para contribuições relacionadas ao respeito ao ponto de vista do outro, as dicotomias entre teoria e prática, bem como, as necessidades e urgência de mudanças no que diz respeito a melhoria do trabalho pedagógico. Foi possível perceber que os professores conseguiram repensar a própria prática pedagógica para a EJA nas unidades penais ao proporem e também colocarem em ação, práticas inovadoras para ensinar Jovens e Adultos Privados de Liberdade.