A contação de histórias revela-se como um importante recurso que precisa ser explorado na Educação Infantil. Ao escutar histórias, a criança é estimulada à imaginação, à curiosidade, e nesse processo, passa a ser inserida no mundo da leitura e da escrita de uma forma lúdica e prazerosa. Por isso, o presente estudo analisa a importância e as contribuições da contação de histórias em turmas da Educação Infantil em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. E especificamente, objetivou-se compreender como as professoras enfatizam a relevância da literatura infantil; como percebem a relação entre Educação Infantil e a contação de histórias, e destacar as estratégias que utilizam nesse processo. No referencial teórico a pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Abramovich (1995), Cademartori (2010), Frantz (2011), entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Mediante os dados coletados e a respectiva análise dos mesmos, os resultados evidenciam que a contação de histórias favorece, de maneira significativa, a inserção da criança no mundo da leitura e da escrita. A criança expõe suas opiniões sobre a história, se posiciona criticamente, reconta aquilo que ouviu segundo a interpretação que fez. Portanto, destaca-se o esforço das professoras em possibilitar que os alunos sintam prazer em escutá-las durante a contação, e não somente isso, mas que eles por conta própria se direcionem ao cantinho da leitura, lugar privilegiado para o encontro com diversas obras de literatura infantil.