A água é o principal constituinte do organismo, sendo primordial à vida humana. Representa cerca de 75% do peso corporal à nascença, decrescendo esta proporção, à medida que a idade avança. As crianças são particularmente mais suscetíveis a desidratação devido à baixa reserva total de água corporal e também porque a sua capacidade de detectar o estado de desidratação ou de responder aos seus sinais pode estar atenuado. Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar a ingestão de água e verificar se existe monitorização quanto à promoção de uma hidratação correta em meio escolar. Para tanto, foi realizado um estudo transversal e quantitativo realizado com crianças e adolescentes, do sexo masculino e feminino, matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental de uma instituição municipal da rede pública, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão – PE. Para a avaliação da ingestão hídrica foi quantificado em percentual o número de alunos que levam garrafa de água para a escola e a frequência da ingestão hídrica durante o período em que se encontram na instituição. Quanto à monitorização da promoção de uma hidratação adequada em meio escolar foi aplicado uma checklist com itens relacionados ao acesso, consumo hídrico e políticas existentes acerca da temática. Verificou-se que maioria dos estudantes (68%) levam garrafas com água para o ambiente escolar e consomem água em um número igual ou superior a 3 vezes (80%), contudo, na instituição não existe política de intervenção para a promoção do consumo adequado de água.