A Biologia possui um conteúdo rico e variável, não há dúvidas de que este ensino oferece muitas oportunidades para que os alunos se envolvam nas chamadas “atividades práticas” ou “experimentos”. O ensino experimental tem o papel de ser um recurso auxiliar, capaz de assegurar uma transmissão eficaz do conhecimento científico. Tendo em vista a dificuldade de assimilação dos conteúdos de química na série final do ensino fundamental, este trabalho tem por objetivo identificar os benefícios das aulas práticas no ensino dos conteúdos de densidade e misturas vistos na disciplina de química no 9° ano do ensino fundamental. O presente estudo foi realizado na Escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira que está localizada no município de Limoeiro-PE. Após uma aula tradicional e aplicação de um questionário, foi realizado duas aulas práticas referentes aos assuntos de densidade e sobre misturas homogêneas e heterogêneas, e logo após os alunos responderam o mesmo questionário para comparar os dados. É notório que a aprendizagem aconteceu de forma mais satisfatória com os experimentos feitos em sala de aula. Após a aula prática a média da turma foi de 8,6 pontos, ratificando a importância das aulas experimentais como auxílio na aprendizagem dos estudantes. A realização de aulas práticas no ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental é uma ferramenta excelente para que o aluno adquira uma boa aprendizagem e possa estabelecer relação entre teoria e prática.