Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PEDAGOGO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI

Palavra-chaves: Espaço Não Escolar, Pedagogo Social, Peti Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho surgiu de conhecimentos abordados na disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O estudo conta com pesquisa qualitativa através das experiências no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI como elemento fundamental para relacionar a teoria e prática do pedagogo no espaço não escolar. Este tem como objetivo precípuo caracterizar a atuação do pedagogo no espaço não escolar, como também referir aspectos da prática do pedagogo social e sua ação pedagógica no PETI. No percurso metodológico utilizou-se também pesquisa bibliográfica apresentando contribuições de diversos autores, como: Meira e Sousa (2010); Libâneo (2005); Gohn (2006); Aguiar et all (2006); Orzechowski (2009); Carvalho et all (2009). A ação pedagógica no PETI tem como eixo norteador a construção de conhecimentos e valores que muitas vezes são esquecidos pela a educação básica - devido à quantidade de conteúdos, e pela sociedade - devido à desvalorização e a construção de novos valores. Não se pode esquecer que a prática profissional do pedagogo deve-se voltar para uma atividade educativa intencional. A educação não escolar carrega uma incumbência de função social em que se mobiliza para formar cidadãos críticos e reflexivos. Mas, para que isso se efetue é necessário que o docente não se desvie da sua identidade profissional que é a ação educativa. Dessa forma, verifica-se que a atuação profissional do pedagogo tem como princípio fundamental a prática voltada para consciência crítica dos sujeitos.

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