Este trabalho surgiu de conhecimentos abordados na disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O estudo conta com pesquisa qualitativa através das experiências no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI como elemento fundamental para relacionar a teoria e prática do pedagogo no espaço não escolar. Este tem como objetivo precípuo caracterizar a atuação do pedagogo no espaço não escolar, como também referir aspectos da prática do pedagogo social e sua ação pedagógica no PETI. No percurso metodológico utilizou-se também pesquisa bibliográfica apresentando contribuições de diversos autores, como: Meira e Sousa (2010); Libâneo (2005); Gohn (2006); Aguiar et all (2006); Orzechowski (2009); Carvalho et all (2009). A ação pedagógica no PETI tem como eixo norteador a construção de conhecimentos e valores que muitas vezes são esquecidos pela a educação básica - devido à quantidade de conteúdos, e pela sociedade - devido à desvalorização e a construção de novos valores. Não se pode esquecer que a prática profissional do pedagogo deve-se voltar para uma atividade educativa intencional. A educação não escolar carrega uma incumbência de função social em que se mobiliza para formar cidadãos críticos e reflexivos. Mas, para que isso se efetue é necessário que o docente não se desvie da sua identidade profissional que é a ação educativa. Dessa forma, verifica-se que a atuação profissional do pedagogo tem como princípio fundamental a prática voltada para consciência crítica dos sujeitos.