GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR: REALIDADE DA ESCOLA ESTADUAL OS TRÊS MOSQUETEIROS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 403 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR: REALIDADE DA ESCOLA ESTADUAL OS TRÊS MOSQUETEIROS" "resumo" => "O texto é resultado da disciplina Gestão dos Processos Educativos, do 4º Período do Curso de Pedagogia, Departamento de Educação - DE/CAMEAM/UERN. O trabalho objetiva saber como se estabelece a democracia na escola pública através do Conselho Escolar. O texto compreende dois momentos que se inter-relacionam nas discussões. O primeiro apresenta uma discussão conceitual sobre a gestão democrática na escola, bem como, a atuação do Conselho Escolar como organismo de participação na escola. O segundo momento estabelece uma relação entre a fala dos sujeitos pesquisados com os fundamentos teóricos apontados pela literatura da área. Para a realização deste estudo utilizamos como procedimento de coleta dos dados, um questionário semi-estruturado com questões abertas, direcionadas aos membros do Conselho da escola investigada, localizada em Pau dos Ferros RN. Respaldamos teoricamente nos estudos de Bobbio (2000); Marques (2007) e Luiz (2000). Mediante as análises e estudos realizados constatamos que para o conselho se tornar democrático é necessário que haja a participação autônoma dos sujeitos escolares no desenvolver de suas funções, de modo que venha beneficiar toda á escola, entretanto, os conselheiros indagados enfrentam muitos desafios quanto à presença dos seus membros nas atividades da escola, consenso nas reuniões do conselho e tempo para participarem das atividades do referido órgão." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Gestão democrática, Participação, Conselho escolar" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f0e52b27a7a5d6a1a87373dffa53dbe5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE" "autor_email" => "clleosantos22@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN, CAMPUS AVANÇADO PROFª MARIA ELIZA DE ALBUQUERQUE MAIA-CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 403 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR: REALIDADE DA ESCOLA ESTADUAL OS TRÊS MOSQUETEIROS" "resumo" => "O texto é resultado da disciplina Gestão dos Processos Educativos, do 4º Período do Curso de Pedagogia, Departamento de Educação - DE/CAMEAM/UERN. O trabalho objetiva saber como se estabelece a democracia na escola pública através do Conselho Escolar. O texto compreende dois momentos que se inter-relacionam nas discussões. O primeiro apresenta uma discussão conceitual sobre a gestão democrática na escola, bem como, a atuação do Conselho Escolar como organismo de participação na escola. O segundo momento estabelece uma relação entre a fala dos sujeitos pesquisados com os fundamentos teóricos apontados pela literatura da área. Para a realização deste estudo utilizamos como procedimento de coleta dos dados, um questionário semi-estruturado com questões abertas, direcionadas aos membros do Conselho da escola investigada, localizada em Pau dos Ferros RN. Respaldamos teoricamente nos estudos de Bobbio (2000); Marques (2007) e Luiz (2000). Mediante as análises e estudos realizados constatamos que para o conselho se tornar democrático é necessário que haja a participação autônoma dos sujeitos escolares no desenvolver de suas funções, de modo que venha beneficiar toda á escola, entretanto, os conselheiros indagados enfrentam muitos desafios quanto à presença dos seus membros nas atividades da escola, consenso nas reuniões do conselho e tempo para participarem das atividades do referido órgão." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Gestão democrática, Participação, Conselho escolar" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f0e52b27a7a5d6a1a87373dffa53dbe5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE" "autor_email" => "clleosantos22@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN, CAMPUS AVANÇADO PROFª MARIA ELIZA DE ALBUQUERQUE MAIA-CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }