Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O DESAFIO DO ATO DE PLANEJAR NA PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO

Palavra-chaves: Planejamento, Língua Portuguesa, Execução, Avaliação Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 323
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 110
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "O DESAFIO DO ATO DE PLANEJAR NA PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "RESUMOO artigo “O desafio do ato de planejar na prática docente da disciplina de Língua Portuguesa: planejamento, execução e avaliação”. É de cunho qualitativo, bibliográfico e de campo. Objetiva expor o desafio e importância que é o ato de planejar na disciplina de Língua Portuguesa e revisar de que forma se processam na prática o planejamento, execução e avaliação. Justifica-se pela questão de que há que se refletir sobre a importância dos conhecimentos que envolvem o planejamento docente, em especial no campo da disciplina de Língua Portuguesa, por ser esta área do conhecimento a que interpenetra todas as demais. Como referencial teórico básico: Zabala (2002), Libanêo (2000), Vasconcellos (2000), Caldas e Macedo (2011), Nogueira (1989), Leal (2009), Barreto, (1998). Organizado em dois tópicos: a) propõe uma discussão sobre o desafio do ato de planejar, executar e avaliação, docente e discente e também discute a formação da identidade do professor de Língua Portuguesa; b) demonstra a realidade que ocorre na prática docente em relação ao ato de planejar, através da pesquisa de campo. Como resultados encontrados, trouxemos à tona discussões de que a prática do planejamento ainda se constitui como algo apenas burocrático e que na hora da prática fica sempre a desejar, se alienando a um material pronto, sem haver uma real integração com o compromisso do ensino e da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Planejamento, Língua portuguesa, Execução, Avaliação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "9c82c7143c102b71c593d98d96093fde.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINALDO PEREIRA DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "NALDO"
    "autor_email" => "jnaldo@r7.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 323
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 110
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "O DESAFIO DO ATO DE PLANEJAR NA PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "RESUMOO artigo “O desafio do ato de planejar na prática docente da disciplina de Língua Portuguesa: planejamento, execução e avaliação”. É de cunho qualitativo, bibliográfico e de campo. Objetiva expor o desafio e importância que é o ato de planejar na disciplina de Língua Portuguesa e revisar de que forma se processam na prática o planejamento, execução e avaliação. Justifica-se pela questão de que há que se refletir sobre a importância dos conhecimentos que envolvem o planejamento docente, em especial no campo da disciplina de Língua Portuguesa, por ser esta área do conhecimento a que interpenetra todas as demais. Como referencial teórico básico: Zabala (2002), Libanêo (2000), Vasconcellos (2000), Caldas e Macedo (2011), Nogueira (1989), Leal (2009), Barreto, (1998). Organizado em dois tópicos: a) propõe uma discussão sobre o desafio do ato de planejar, executar e avaliação, docente e discente e também discute a formação da identidade do professor de Língua Portuguesa; b) demonstra a realidade que ocorre na prática docente em relação ao ato de planejar, através da pesquisa de campo. Como resultados encontrados, trouxemos à tona discussões de que a prática do planejamento ainda se constitui como algo apenas burocrático e que na hora da prática fica sempre a desejar, se alienando a um material pronto, sem haver uma real integração com o compromisso do ensino e da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Planejamento, Língua portuguesa, Execução, Avaliação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "9c82c7143c102b71c593d98d96093fde.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINALDO PEREIRA DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "NALDO"
    "autor_email" => "jnaldo@r7.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOO artigo “O desafio do ato de planejar na prática docente da disciplina de Língua Portuguesa: planejamento, execução e avaliação”. É de cunho qualitativo, bibliográfico e de campo. Objetiva expor o desafio e importância que é o ato de planejar na disciplina de Língua Portuguesa e revisar de que forma se processam na prática o planejamento, execução e avaliação. Justifica-se pela questão de que há que se refletir sobre a importância dos conhecimentos que envolvem o planejamento docente, em especial no campo da disciplina de Língua Portuguesa, por ser esta área do conhecimento a que interpenetra todas as demais. Como referencial teórico básico: Zabala (2002), Libanêo (2000), Vasconcellos (2000), Caldas e Macedo (2011), Nogueira (1989), Leal (2009), Barreto, (1998). Organizado em dois tópicos: a) propõe uma discussão sobre o desafio do ato de planejar, executar e avaliação, docente e discente e também discute a formação da identidade do professor de Língua Portuguesa; b) demonstra a realidade que ocorre na prática docente em relação ao ato de planejar, através da pesquisa de campo. Como resultados encontrados, trouxemos à tona discussões de que a prática do planejamento ainda se constitui como algo apenas burocrático e que na hora da prática fica sempre a desejar, se alienando a um material pronto, sem haver uma real integração com o compromisso do ensino e da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.