RESUMOO artigo “O desafio do ato de planejar na prática docente da disciplina de Língua Portuguesa: planejamento, execução e avaliação”. É de cunho qualitativo, bibliográfico e de campo. Objetiva expor o desafio e importância que é o ato de planejar na disciplina de Língua Portuguesa e revisar de que forma se processam na prática o planejamento, execução e avaliação. Justifica-se pela questão de que há que se refletir sobre a importância dos conhecimentos que envolvem o planejamento docente, em especial no campo da disciplina de Língua Portuguesa, por ser esta área do conhecimento a que interpenetra todas as demais. Como referencial teórico básico: Zabala (2002), Libanêo (2000), Vasconcellos (2000), Caldas e Macedo (2011), Nogueira (1989), Leal (2009), Barreto, (1998). Organizado em dois tópicos: a) propõe uma discussão sobre o desafio do ato de planejar, executar e avaliação, docente e discente e também discute a formação da identidade do professor de Língua Portuguesa; b) demonstra a realidade que ocorre na prática docente em relação ao ato de planejar, através da pesquisa de campo. Como resultados encontrados, trouxemos à tona discussões de que a prática do planejamento ainda se constitui como algo apenas burocrático e que na hora da prática fica sempre a desejar, se alienando a um material pronto, sem haver uma real integração com o compromisso do ensino e da aprendizagem.