RESUMO
Compreendemos que o ensino é um meio de transformação do sujeito, dessa forma a Escola precisa deixar nítido o tipo de educando que pretende formar, ou seja, aquele que no meio social de transformações cotidianas, que no mundo do trabalho, seja capaz de compreender e transformar o seu papel enquanto cidadão na sociedade, bem como adquirir conhecimentos que o permitam agir numa sociedade que, por vezes, é excludente e capitalista. O estudo tem como escopo compreender e analisar criticamente, o ensino voltado para o jovem trabalhador, proposto nas escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional - EEEP’s no Estado do Ceará. Este estudo ocorreu a partir do uso de alguns referencias tais como: Santos (2013), Ribeiro (2015), Freire (2014), Tonet, Lessa (2011), Mészáros (2008) entre outros que serviram de embasamentos para os resultados e discussão dessa pesquisa bibliográfica. Concluímos que é necessário refletir urgentemente o tipo de ensino que é imposto pelo Estado aos filhos dos trabalhadores, que deixa nítido o poder capitalista bem como, uma formação aligeirada, agudizada, no qual o jovem entra nessas instituições sonhando com o mercado de trabalho, sabendo ele que o que lhe aguarda é uma sociedade competitiva, excludente e com intensas crises estruturais que atingem a todas as esferas existentes na sociedade inclusive o jovem. Compreendemos que é necessário buscarmos uma educação que ultrapasse os ditames do capital, que seja voltada para uma formação humana, emancipadora, no qual o sujeito se liberte das algemas do poder da classe burguesa.