O presente trabalho visa analisar a variação linguística no uso de preposições posposto ao verbo ir, que indicam movimento, tendo como ponto de partida, a oralidade dos discentes para o reconhecimento do uso efetivo das preposições nas modalidades oral e escrita, com os alunos do 9º ano das séries finais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal, localizada na cidade de Areia, Paraíba. Diante do exposto acima, adotamos como aportes teóricos: Bagno (2005; 2006), Bortoni-Ricardo (2005), Faraco (2008), Neves (2000; 2003), Travaglia (2001), dentre outros que irão nos subsidiar tanto nos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, conforme iremos nos fundamentar nas discussões de nosso artigo. Os procedimentos metodológicos da coleta de dados da referida pesquisa, deu-se a partir da aplicação de uma atividade diagnóstica , que permitiu ao aluno a escolha dos usos das preposições, depois do verbo ir, mais comuns na oralidade e qual seria a mais correta de acordo com a gramática normativa. O resultado foi representado em porcentagens, através de tabelas de acordo os dados coletados,. Após a aplicação da atividade, promovemos um diálogo sobre os usos da língua e suas variações, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral, mostrando as variações linguísticas que ocorrem em todas as regiões do Brasil, influenciadas historicamente, socialmente e culturalmente. Em seguida, foi abordada a gramática de uso, oportunizando uma reflexão dos usos efetivos da língua conjuntamente com a gramática normativa, atentando sua importância para a produção escrita em diferentes contextos.