Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46377
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4767
    "inscrito_id" => 10055
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => """
      A Resolução de Problemas é uma metodologia presente no Ensino da Matemática\r\n
      que não percebe e propõe ao aluno somente a busca pela solução de um simples problema,\r\n
      mas o põe como foco central diante desse processo, tornando-o capaz de construir e apropriarse\r\n
      de seu conhecimento, pois propicia um estímulo de saberes no sentido de buscar a solução.\r\n
      Nesse viés, o aluno aprende a dispor estratégias, partindo de um raciocínio lógico, através de\r\n
      seus conhecimentos prévios, e verificando consequentemente se sua estratégia de resolução\r\n
      foi validada, o que por fim corrobora para um amadurecimento das composições cognitivas.\r\n
      Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender como essa metodologia está presente no\r\n
      cotidiano escolar dos alunos nas aulas de matemática. Apresentam-se aqui os resultados de\r\n
      verificações e investigações realizadas com alunos de 8° ano do Ensino Fundamental Anos\r\n
      Finais de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Cajazeiras – PB. Concluindo ao\r\n
      final da pesquisa que embora muitos professores conheça a importância desta metodologia e\r\n
      adotem em suas as aulas de matemática, essa não está apresentando grande valor significativo\r\n
      para os alunos, os quais trabalham normalmente com os problemas sugeridos em livros\r\n
      didáticos. Dessa maneira, os problemas quando não são tratados como meio para se superar\r\n
      dificuldades e adquirir estratégias acaba que sendo simplesmente vistos como exercícios,\r\n
      estando obstante da prática e do aprendizado autêntico da resolução de problemas, gerando\r\n
      em determinados casos, o descontentamento do aluno em relação a matemática, que apresenta\r\n
      muitas dificuldades em resolver problemas, sem a mediação do professor.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID10055_18092018124513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONNATAS"
    "autor_email" => "jsm_cz2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46377
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4767
    "inscrito_id" => 10055
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => """
      A Resolução de Problemas é uma metodologia presente no Ensino da Matemática\r\n
      que não percebe e propõe ao aluno somente a busca pela solução de um simples problema,\r\n
      mas o põe como foco central diante desse processo, tornando-o capaz de construir e apropriarse\r\n
      de seu conhecimento, pois propicia um estímulo de saberes no sentido de buscar a solução.\r\n
      Nesse viés, o aluno aprende a dispor estratégias, partindo de um raciocínio lógico, através de\r\n
      seus conhecimentos prévios, e verificando consequentemente se sua estratégia de resolução\r\n
      foi validada, o que por fim corrobora para um amadurecimento das composições cognitivas.\r\n
      Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender como essa metodologia está presente no\r\n
      cotidiano escolar dos alunos nas aulas de matemática. Apresentam-se aqui os resultados de\r\n
      verificações e investigações realizadas com alunos de 8° ano do Ensino Fundamental Anos\r\n
      Finais de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Cajazeiras – PB. Concluindo ao\r\n
      final da pesquisa que embora muitos professores conheça a importância desta metodologia e\r\n
      adotem em suas as aulas de matemática, essa não está apresentando grande valor significativo\r\n
      para os alunos, os quais trabalham normalmente com os problemas sugeridos em livros\r\n
      didáticos. Dessa maneira, os problemas quando não são tratados como meio para se superar\r\n
      dificuldades e adquirir estratégias acaba que sendo simplesmente vistos como exercícios,\r\n
      estando obstante da prática e do aprendizado autêntico da resolução de problemas, gerando\r\n
      em determinados casos, o descontentamento do aluno em relação a matemática, que apresenta\r\n
      muitas dificuldades em resolver problemas, sem a mediação do professor.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID10055_18092018124513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONNATAS"
    "autor_email" => "jsm_cz2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Resolução de Problemas é uma metodologia presente no Ensino da Matemática que não percebe e propõe ao aluno somente a busca pela solução de um simples problema, mas o põe como foco central diante desse processo, tornando-o capaz de construir e apropriarse de seu conhecimento, pois propicia um estímulo de saberes no sentido de buscar a solução. Nesse viés, o aluno aprende a dispor estratégias, partindo de um raciocínio lógico, através de seus conhecimentos prévios, e verificando consequentemente se sua estratégia de resolução foi validada, o que por fim corrobora para um amadurecimento das composições cognitivas. Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender como essa metodologia está presente no cotidiano escolar dos alunos nas aulas de matemática. Apresentam-se aqui os resultados de verificações e investigações realizadas com alunos de 8° ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Cajazeiras – PB. Concluindo ao final da pesquisa que embora muitos professores conheça a importância desta metodologia e adotem em suas as aulas de matemática, essa não está apresentando grande valor significativo para os alunos, os quais trabalham normalmente com os problemas sugeridos em livros didáticos. Dessa maneira, os problemas quando não são tratados como meio para se superar dificuldades e adquirir estratégias acaba que sendo simplesmente vistos como exercícios, estando obstante da prática e do aprendizado autêntico da resolução de problemas, gerando em determinados casos, o descontentamento do aluno em relação a matemática, que apresenta muitas dificuldades em resolver problemas, sem a mediação do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.