A Resolução de Problemas é uma metodologia presente no Ensino da Matemática
que não percebe e propõe ao aluno somente a busca pela solução de um simples problema,
mas o põe como foco central diante desse processo, tornando-o capaz de construir e apropriarse
de seu conhecimento, pois propicia um estímulo de saberes no sentido de buscar a solução.
Nesse viés, o aluno aprende a dispor estratégias, partindo de um raciocínio lógico, através de
seus conhecimentos prévios, e verificando consequentemente se sua estratégia de resolução
foi validada, o que por fim corrobora para um amadurecimento das composições cognitivas.
Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender como essa metodologia está presente no
cotidiano escolar dos alunos nas aulas de matemática. Apresentam-se aqui os resultados de
verificações e investigações realizadas com alunos de 8° ano do Ensino Fundamental Anos
Finais de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Cajazeiras – PB. Concluindo ao
final da pesquisa que embora muitos professores conheça a importância desta metodologia e
adotem em suas as aulas de matemática, essa não está apresentando grande valor significativo
para os alunos, os quais trabalham normalmente com os problemas sugeridos em livros
didáticos. Dessa maneira, os problemas quando não são tratados como meio para se superar
dificuldades e adquirir estratégias acaba que sendo simplesmente vistos como exercícios,
estando obstante da prática e do aprendizado autêntico da resolução de problemas, gerando
em determinados casos, o descontentamento do aluno em relação a matemática, que apresenta
muitas dificuldades em resolver problemas, sem a mediação do professor.