O presente artigo vem descrever a metodologia usada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Olho D’Água do Piauí no ano de 2017, decorrente das aulas realizadas sobre o conteúdo de eletrostática. O mesmo teve como objetivo favorecer o ensino-aprendizagem do conteúdo de eletrostática, utilizando experimentos de fácil e como um dos específicos foi apresentar os principais conceitos e estudos da eletrostática de forma prazerosa, bem como identificar os métodos e técnicas experimentais que proporcionam a aprendizagem. Este se trata de um tema importante, pois é de relevância para a compreensão do estudo dos fenômenos que envolvem cargas elétricas e posteriormente para o estudo da eletrodinâmica. A metodologia ocorreu em quatro momentos distintos, onde no primeiro momento aplicamos um questionário prévio para saber os conhecimentos que os alunos possuíam sobre o tema. O segundo momento foi a realização de cinco experimentos em sala de aula sobre eletrostática. Sobre o terceiro momentos foi a discussão e análise dos fenômenos ocorridos nos experimentos e por último foi aplicação de outro questionário como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos a partir dos experimentos. Os resultados comprovam a eficácia da experimentação na construção do conhecimento cientifico para o processo ensino-aprendizagem na disciplina de Física.