As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº. 1/02 e CNE/CP no 02/15, estabelecem que as instituições de ensino superior devam prever, em sua organização curricular, a formação docente para o atendimento da diversidade, contemplando conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Concomitantemente, a expansão do acesso à escola básica não tem sido acompanhada de investimentos na implementação das mudanças necessárias nas diferentes dimensões: na formação inicial e continuada dos professores, nas políticas, nos currículos, nas condições de trabalho dos profissionais da educação (incluindo carreira e salários), na infraestrutura das escolas e na reorganização das condições de ensino. Mediante essa realidade o presente estudo tem como objetivo analisar a matriz curricular dos cursos de licenciatura da UERN, visando identificar a presença, neles, de disciplinas e/ou conteúdo que tratem sobre a Educação Especial e educação inclusiva. O método utilizado será análise documental. Serão analisadas as ementas, de todos os cursos de Licenciatura da UERN. A partir dos resultados obtidos foi possível determinar que não são todos os cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do norte dos diversos campus abordado no desenvolver do trabalho que oferece disciplinas inclusivas em sua matriz curricular visando uma educação especial e uma educação inclusiva. Os cursos que apresentam algumas disciplinas inclusivas desta instituição de ensino apresentada do desenvolver do projeto favorece para os formandos uma possível experiência com pessoas que tenham necessidades especiais ou algum tipo de transtornos. Foi possível também verificar que os cursos que oferece as disciplinas de inclusão oferta tanto de forma obrigatória como optativa, fazendo assim, a grande importância de ser refeita as matrizes curriculares desses cursos, colando disciplinas de inclusão em sua matriz curricular para que o profissional se colocar diante de situações de alunos com algum tipo de necessidade especial.