O período da escravização trouxe para o Brasil pretos e pretas de diversos locais da África. Em consequência desse histórico, entre 2012 e 2016, sujeitos de descendência preta representam aproximadamente 55% da população brasileira. Em vista disso, promulgou-se a lei n° 10.639/03 com o propósito de restaurar os danos causados às pessoas de origem preta no processo de construção da sociedade brasileira e, também, com o intuito de valorizar as contribuições de africanos e de afrodescendentes para a história do Brasil. Esta lei obriga a inclusão do ensino da história e da cultura africana e afro – brasileira nos currículos das escolas para o debate de temas identitários e, também, para a valorização da trajetória do povo preto. Entretanto, a existência da lei n° 10.639/03 não assegura a sua execução. Por este motivo, o presente estudo tem por objetivo examinar as conexões entre a Educação Física e os aspectos étnico-raciais a partir das publicações de revistas acadêmicas nacionais da área e, também, avaliar o impacto desta lei nestas publicações. Para tanto examinou-se, exclusivamente, os estudos publicados nas páginas web de quatro (4) periódicos nacionais de classificação A2 e B1. Constatou-se, então, que a promulgação da lei n° 10.639/03 não está incitando debates acerca da temática étnico – racial, visto que dos três mil setecentos e onze (3.711) trabalhos avaliados, pôde-se identificar apenas cinquenta e um (51) estudos conectados a esta temática, o que representa 1,37% do número total das publicações examinadas.