Ao longo de nossa formação na academia, fomos percebendo o quando os estudos e teorias se correlacionam, buscando respostas para as questões da educação, desde às dificuldades de aprendizagem, às práticas e metodologias desenvolvidas na sala de aula. Somando-se a essas questões destaca-se o estágio curricular supervisionado, o qual visa embasar o formando quanto as questões práticas do fazer diário. Sendo assim, tendo por base tais pressupostos, o presente artigo tem o propósito de relatar e refletir sobre práticas e vivências no processo formativo do Estágio supervisionado na educação infantil do curso de pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul. Cabe destacar ainda, alguns entraves que não contribuem para que tais questões sejam mais dinâmicas e interativas, a exemplo os respectivos relatórios, planilhas e documentações, os quais burocratizam aquilo que por natureza é singular e dinâmico. Como superar tais obstáculo? Como tornar esse processo significativo na vida do formando, futuro professor? Essas e outras questões nos levam a entender e a concluir que, o diálogo permanente entre teoria e prática possibilitou-nos trilhar por caminhos educativos mais consistentes, sólidos e fundamentados, ampliando ainda mais nossa visão de mundo, educação, espaço educacional e sujeitos.