Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PESQUISA REALIZADA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Palavra-chaves: ESTÁGIO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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      sua profissão. Nesse sentido esse componente curricular vem sendo amplamente discutido, tendo em\r\n
      vista que a experiência de estágio é um fator fundamental para o desenvolvimento do graduando\r\n
      diante da prática pedagógica. Além de ser o grande ensaio para ter certeza dessa escolha profissional,\r\n
      dando a oportunidade do mesmo ter autonomia, mostrando suas habilidades e sua criatividade frente\r\n
      as teorias e práticas estudadas. Desse modo, levantamos a seguinte problemática: Qual a importância\r\n
      do Estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a formação de professor (as)? Partindo dessa\r\n
      problemática, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos licenciandos em pedagogia do\r\n
      6° período da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, campos I, sobre a relevância do estágio\r\n
      para sua formação. Com a intenção de acatar o objetivo da pesquisa, a metodologia aplicada será\r\n
      bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo e foram usados para coleta de dados, entrevistas\r\n
      semiestruturadas com 7 licenciandos do 8° período de pedagogia da UNEAL. Para fundamentação da\r\n
      pesquisa, tivemos como suporte teórico, dentro outros autores, Pimenta (2004); Silva (2011); Marques\r\n
      (2015); Almeida (2009) Schneider (2012). Os resultados apontam que o estágio foi percebido como\r\n
      algo positivo, que proporciona ao estagiário a relação teórica e prática, dentro da realidade escolar.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: O estágio supervisionado é instrumento de grande importância para a formação docente, pois proporciona aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para à sua profissão. Nesse sentido esse componente curricular vem sendo amplamente discutido, tendo em vista que a experiência de estágio é um fator fundamental para o desenvolvimento do graduando diante da prática pedagógica. Além de ser o grande ensaio para ter certeza dessa escolha profissional, dando a oportunidade do mesmo ter autonomia, mostrando suas habilidades e sua criatividade frente as teorias e práticas estudadas. Desse modo, levantamos a seguinte problemática: Qual a importância do Estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a formação de professor (as)? Partindo dessa problemática, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos licenciandos em pedagogia do 6° período da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, campos I, sobre a relevância do estágio para sua formação. Com a intenção de acatar o objetivo da pesquisa, a metodologia aplicada será bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo e foram usados para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com 7 licenciandos do 8° período de pedagogia da UNEAL. Para fundamentação da pesquisa, tivemos como suporte teórico, dentro outros autores, Pimenta (2004); Silva (2011); Marques (2015); Almeida (2009) Schneider (2012). Os resultados apontam que o estágio foi percebido como algo positivo, que proporciona ao estagiário a relação teórica e prática, dentro da realidade escolar. Constatamos ainda a importância e contribuições dessa disciplina na construção da identidade da futura profissão professor (as).

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