A ESCOLA E OS SEUS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: RESSIGNIFICANDO O OLHAR SOBRE OS AMBIENTES ESCOLARES.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45733 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1226 "inscrito_id" => 7883 "titulo" => "A ESCOLA E OS SEUS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: RESSIGNIFICANDO O OLHAR SOBRE OS AMBIENTES ESCOLARES." "resumo" => "O processo de compreender a escola enquanto lugar que gera aprendizagem vai para além do entendimento da perspectiva técnico-científica do sistema de organização e gestão escolar. A cultura organizacional da escola, com foco na visão crítica e cultural, possibilita ressignificar espaços que até então não nos era percebido enquanto ambiente de aprendizagem. Esse estudo provocado pela disciplina de Organização do Trabalho da Escola e do Currículo, cursada na Universidade Estadual da Paraíba permite perceber não somente a sala de aula como espaço educativo, mas todo os ambientes que constituem a estrutura organizacional escolar. Adotamos como procedimento metodológico o estudo de caso que é próprio para a construção de uma investigação empírica que investiga fenômeno dentro do contexto real. A pesquisa ocorre no Centro Educacional Professora Odete Maciel Firmo, localizado no município de Camalaú – PB. Buscamos analisar a estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança. Adotamos como premissa metodológica a concepção de que os aspectos físicos do espaço, são também, espaços pedagógicos. Com isso, articulamos a dimensão ética com a dimensão estética. Isso porque, o respeito, a solidariedade e os princípios éticos revelam-se na organização e funcionamento dos espaços escolares. Desse modo, levantamos dados do pátio, da quadra, dos corredores, das salas de aula, dos banheiros, do refeitório, da biblioteca e da sala de informática. Foi possível a partir deste levantamento notar que ainda é necessário organizar alguns desses espaços para potencializar as aprendizagens e o convívio nas relações entre os atores escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ESCOLA, AMBIENTES EDUCATIVOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7883_03092018092629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EMANUEL BARBOSA ALVES" "autor_nome_curto" => "EMANUEL ALVES" "autor_email" => "emanuelbarbosaalves10@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45733 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1226 "inscrito_id" => 7883 "titulo" => "A ESCOLA E OS SEUS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: RESSIGNIFICANDO O OLHAR SOBRE OS AMBIENTES ESCOLARES." "resumo" => "O processo de compreender a escola enquanto lugar que gera aprendizagem vai para além do entendimento da perspectiva técnico-científica do sistema de organização e gestão escolar. A cultura organizacional da escola, com foco na visão crítica e cultural, possibilita ressignificar espaços que até então não nos era percebido enquanto ambiente de aprendizagem. Esse estudo provocado pela disciplina de Organização do Trabalho da Escola e do Currículo, cursada na Universidade Estadual da Paraíba permite perceber não somente a sala de aula como espaço educativo, mas todo os ambientes que constituem a estrutura organizacional escolar. Adotamos como procedimento metodológico o estudo de caso que é próprio para a construção de uma investigação empírica que investiga fenômeno dentro do contexto real. A pesquisa ocorre no Centro Educacional Professora Odete Maciel Firmo, localizado no município de Camalaú – PB. Buscamos analisar a estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança. Adotamos como premissa metodológica a concepção de que os aspectos físicos do espaço, são também, espaços pedagógicos. Com isso, articulamos a dimensão ética com a dimensão estética. Isso porque, o respeito, a solidariedade e os princípios éticos revelam-se na organização e funcionamento dos espaços escolares. Desse modo, levantamos dados do pátio, da quadra, dos corredores, das salas de aula, dos banheiros, do refeitório, da biblioteca e da sala de informática. Foi possível a partir deste levantamento notar que ainda é necessário organizar alguns desses espaços para potencializar as aprendizagens e o convívio nas relações entre os atores escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ESCOLA, AMBIENTES EDUCATIVOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7883_03092018092629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EMANUEL BARBOSA ALVES" "autor_nome_curto" => "EMANUEL ALVES" "autor_email" => "emanuelbarbosaalves10@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }