Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS PESQUISA EDUCACIONAIS: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, ENSINO DE HISTÓRIA Pôster (PO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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      O atual momento da história humana exige a consolidação de uma base solidamente edificada na democracia e na liberdade das pessoas, o que pressupõe a continua convivência com as diferenças, com a multiplicidade de cultura, crenças, etnias, gêneros e pensamentos. Para isso é imprescindível a educação, sobretudo a escolar, pois é no ambiente da escola que vivenciamos com o outro, com o diferente de mim. Porém, entendemos que não basta colocarmos no mesmo espaço seres humanos diferentes para se relacionar, é preciso ensiná-los, conscientizá-los dessa necessidade.\r\n
      Diante da relevância social da educação para as relações étnico-raciais, bem como o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana para o processo de formação dos cidadãos e para o país, visando a compreensão de si, da nação e da própria identidade nacional, temos como hipótese que muita produção sobre essa temática foi e ainda vem sendo realizada, sobretudo no âmbito dos programas dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Isso sopesa a importância de mapearmos a produção desse canal de socialização, no intuito de revelar o quantitativo das discussões e enfoques privilegiados. Assim, nos propomos a realizar esse levantamento das dissertações e teses, com o intuito de mapear a produção, desvelando a forma como ela tem sido elaborado. \r\n
      Esses estudos se configuram como um levantamento bibliográfico, realizado de maneira sistemática, com foco analítico e crítico sobre a produção realizada no âmbito das instituições de pesquisa, em relação a determinado assunto. Como sugere Haddad (2002), os estudos que se enquadram nesses tipos de trabalhos possibilitam realizar um recorte temporal nas produções para que seja definido e sistematizado um certo campo de conhecimento, com vistas a se conhecer os principais resultados das investigações, visando a identificar assuntos e abordagens recorrentes, além de perceber se há lacunas e aspectos não abordados.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O atual momento da história humana exige a consolidação de uma base solidamente edificada na democracia e na liberdade das pessoas, o que pressupõe a continua convivência com as diferenças, com a multiplicidade de cultura, crenças, etnias, gêneros e pensamentos. Para isso é imprescindível a educação, sobretudo a escolar, pois é no ambiente da escola que vivenciamos com o outro, com o diferente de mim. Porém, entendemos que não basta colocarmos no mesmo espaço seres humanos diferentes para se relacionar, é preciso ensiná-los, conscientizá-los dessa necessidade. Diante da relevância social da educação para as relações étnico-raciais, bem como o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana para o processo de formação dos cidadãos e para o país, visando a compreensão de si, da nação e da própria identidade nacional, temos como hipótese que muita produção sobre essa temática foi e ainda vem sendo realizada, sobretudo no âmbito dos programas dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Isso sopesa a importância de mapearmos a produção desse canal de socialização, no intuito de revelar o quantitativo das discussões e enfoques privilegiados. Assim, nos propomos a realizar esse levantamento das dissertações e teses, com o intuito de mapear a produção, desvelando a forma como ela tem sido elaborado. Esses estudos se configuram como um levantamento bibliográfico, realizado de maneira sistemática, com foco analítico e crítico sobre a produção realizada no âmbito das instituições de pesquisa, em relação a determinado assunto. Como sugere Haddad (2002), os estudos que se enquadram nesses tipos de trabalhos possibilitam realizar um recorte temporal nas produções para que seja definido e sistematizado um certo campo de conhecimento, com vistas a se conhecer os principais resultados das investigações, visando a identificar assuntos e abordagens recorrentes, além de perceber se há lacunas e aspectos não abordados.

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