O atual momento da história humana exige a consolidação de uma base solidamente edificada na democracia e na liberdade das pessoas, o que pressupõe a continua convivência com as diferenças, com a multiplicidade de cultura, crenças, etnias, gêneros e pensamentos. Para isso é imprescindível a educação, sobretudo a escolar, pois é no ambiente da escola que vivenciamos com o outro, com o diferente de mim. Porém, entendemos que não basta colocarmos no mesmo espaço seres humanos diferentes para se relacionar, é preciso ensiná-los, conscientizá-los dessa necessidade.
Diante da relevância social da educação para as relações étnico-raciais, bem como o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana para o processo de formação dos cidadãos e para o país, visando a compreensão de si, da nação e da própria identidade nacional, temos como hipótese que muita produção sobre essa temática foi e ainda vem sendo realizada, sobretudo no âmbito dos programas dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Isso sopesa a importância de mapearmos a produção desse canal de socialização, no intuito de revelar o quantitativo das discussões e enfoques privilegiados. Assim, nos propomos a realizar esse levantamento das dissertações e teses, com o intuito de mapear a produção, desvelando a forma como ela tem sido elaborado.
Esses estudos se configuram como um levantamento bibliográfico, realizado de maneira sistemática, com foco analítico e crítico sobre a produção realizada no âmbito das instituições de pesquisa, em relação a determinado assunto. Como sugere Haddad (2002), os estudos que se enquadram nesses tipos de trabalhos possibilitam realizar um recorte temporal nas produções para que seja definido e sistematizado um certo campo de conhecimento, com vistas a se conhecer os principais resultados das investigações, visando a identificar assuntos e abordagens recorrentes, além de perceber se há lacunas e aspectos não abordados.