PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM NOVO LOCAL DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 455 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 378 "inscrito_id" => 2027 "titulo" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM NOVO LOCAL DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "O presente artigo se propõe a apresentar dados parciais de uma pesquisa que envolve a atuação profissional do pedagogo no espaço hospitalar. Os locais da pesquisa foram o NACC, o IMIP e o GAC, todos em Recife–PE. A escolha por Recife se deu em virtude de não existir, em Caruaru, nenhum hospital que possua um pedagogo em atuação. O estudo teve por objetivo geral analisar a inserção do pedagogo no âmbito hospitalar e como objetivos específicos: conhecer os ambientes de atuação do pedagogo no espaço hospitalar e analisar os saberes exigidos para a prática profissional no espaço hospitalar. Utilizamos a abordagem qualitativa para nortear a realização da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, a entrevista e o questionário; e como procedimento de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados advindos dessa pesquisa nos levam a constatar que: é importante que se concretize parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde para garantir, de fato, a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas. Identificamos, também, a necessidade de ampliação dos ambientes de atuação do pedagogo para que não fique restrito ao espaço escolar. Por fim, é necessário que as universidades aumentem o leque de atuação dos pedagogos para além do espaço escolar, inserindo na matriz curricular a disciplina pedagogia hospitalar, bem como estágio curricular na área. Os pedagogos que atuam no ambiente hospitalar precisam receber uma formação específica, que inclua todos os saberes da educação e do ambiente hospitalar para que de exista a inclusão do pedagogo nesses espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Pedagogia hospitalar, Formação profissional, Espaços de atuação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "9f62b8625f914a002496335037e9ad97.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA GRANZOTO" "autor_nome_curto" => "MARINA GRANZOTO" "autor_email" => "marigranz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 455 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 378 "inscrito_id" => 2027 "titulo" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM NOVO LOCAL DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "O presente artigo se propõe a apresentar dados parciais de uma pesquisa que envolve a atuação profissional do pedagogo no espaço hospitalar. Os locais da pesquisa foram o NACC, o IMIP e o GAC, todos em Recife–PE. A escolha por Recife se deu em virtude de não existir, em Caruaru, nenhum hospital que possua um pedagogo em atuação. O estudo teve por objetivo geral analisar a inserção do pedagogo no âmbito hospitalar e como objetivos específicos: conhecer os ambientes de atuação do pedagogo no espaço hospitalar e analisar os saberes exigidos para a prática profissional no espaço hospitalar. Utilizamos a abordagem qualitativa para nortear a realização da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, a entrevista e o questionário; e como procedimento de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados advindos dessa pesquisa nos levam a constatar que: é importante que se concretize parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde para garantir, de fato, a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas. Identificamos, também, a necessidade de ampliação dos ambientes de atuação do pedagogo para que não fique restrito ao espaço escolar. Por fim, é necessário que as universidades aumentem o leque de atuação dos pedagogos para além do espaço escolar, inserindo na matriz curricular a disciplina pedagogia hospitalar, bem como estágio curricular na área. Os pedagogos que atuam no ambiente hospitalar precisam receber uma formação específica, que inclua todos os saberes da educação e do ambiente hospitalar para que de exista a inclusão do pedagogo nesses espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Pedagogia hospitalar, Formação profissional, Espaços de atuação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "9f62b8625f914a002496335037e9ad97.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA GRANZOTO" "autor_nome_curto" => "MARINA GRANZOTO" "autor_email" => "marigranz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }