Trata da relação teoria-prática vivida pela autora do mesmo, em seu processo de formação inicial no curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, nos anos de 2003 à 2006. Utilizando o método autobiográfico de história oral, bem como o uso de diferentes instrumentos de análise com base em autores que discutem a problemática em questão, e com o resgate de fontes documentais, tais como fotografias, diário de campo, cadernos de anotações, trabalhos desenvolvidos, textos estudados, Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia-UERN (2001 a 2009). Aponta caminhos em prol da ressignificação da prática docente, dentre eles a importância do incentivo ao despertar e exercício da práxis pedagógica pelo educando durante todo o curso de formação docente. Constata a relevância da relação teoria-prática para o processo de formação de professores, embora esta se fizesse muitas vezes ausente no processo de ensino-aprendizagem vivenciado pela narradora durante a graduação, colaborando para seu despreparo diante da realidade educacional vivida no estágio supervisionado. Conclui que a falta de diálogo entre a Universidade e a escola constitui-se num sério problema dos cursos de formação docente e tem conseqüências desastrosas no âmbito social.