A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA-UERN (2003 A 2006).
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 236 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 689 "inscrito_id" => 2588 "titulo" => "A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA-UERN (2003 A 2006)." "resumo" => "Trata da relação teoria-prática vivida pela autora do mesmo, em seu processo de formação inicial no curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, nos anos de 2003 à 2006. Utilizando o método autobiográfico de história oral, bem como o uso de diferentes instrumentos de análise com base em autores que discutem a problemática em questão, e com o resgate de fontes documentais, tais como fotografias, diário de campo, cadernos de anotações, trabalhos desenvolvidos, textos estudados, Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia-UERN (2001 a 2009). Aponta caminhos em prol da ressignificação da prática docente, dentre eles a importância do incentivo ao despertar e exercício da práxis pedagógica pelo educando durante todo o curso de formação docente. Constata a relevância da relação teoria-prática para o processo de formação de professores, embora esta se fizesse muitas vezes ausente no processo de ensino-aprendizagem vivenciado pela narradora durante a graduação, colaborando para seu despreparo diante da realidade educacional vivida no estágio supervisionado. Conclui que a falta de diálogo entre a Universidade e a escola constitui-se num sério problema dos cursos de formação docente e tem conseqüências desastrosas no âmbito social." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Relação teoria-prática, Práxis pedagógica, Formação docente." "idioma" => "Português" "arquivo" => "e2601535395c97b99544d913f127c271_2588.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERLIANE MAYARA ANDRADE MELO" "autor_nome_curto" => "GIL MELO" "autor_email" => "gilberliane_melo@yahoo.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 236 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 689 "inscrito_id" => 2588 "titulo" => "A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA-UERN (2003 A 2006)." "resumo" => "Trata da relação teoria-prática vivida pela autora do mesmo, em seu processo de formação inicial no curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, nos anos de 2003 à 2006. Utilizando o método autobiográfico de história oral, bem como o uso de diferentes instrumentos de análise com base em autores que discutem a problemática em questão, e com o resgate de fontes documentais, tais como fotografias, diário de campo, cadernos de anotações, trabalhos desenvolvidos, textos estudados, Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia-UERN (2001 a 2009). Aponta caminhos em prol da ressignificação da prática docente, dentre eles a importância do incentivo ao despertar e exercício da práxis pedagógica pelo educando durante todo o curso de formação docente. Constata a relevância da relação teoria-prática para o processo de formação de professores, embora esta se fizesse muitas vezes ausente no processo de ensino-aprendizagem vivenciado pela narradora durante a graduação, colaborando para seu despreparo diante da realidade educacional vivida no estágio supervisionado. Conclui que a falta de diálogo entre a Universidade e a escola constitui-se num sério problema dos cursos de formação docente e tem conseqüências desastrosas no âmbito social." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Relação teoria-prática, Práxis pedagógica, Formação docente." "idioma" => "Português" "arquivo" => "e2601535395c97b99544d913f127c271_2588.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERLIANE MAYARA ANDRADE MELO" "autor_nome_curto" => "GIL MELO" "autor_email" => "gilberliane_melo@yahoo.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }