Este trabalho foi organizado com base na vivência desenvolvida na UAEI – Unidade Acadêmica de Educação Infantil, em uma turma de cinco anos de idade como proposta do Curso de Extensão – “LEITURA LITERÁRIA INFANTIL FORMAR O GOSTO PARA QUEM FORMA LEITORES”. É um relato de experiência vivenciado a partir da leitura do livro Só um minutinho. Um conto de esperteza num livro de contar da autora e ilustradora Yuyi Morales e tradução de Ana Maria Machado. O objetivo da proposta foi observar a recepção da história pelas crianças durante a leitura em relação aos vazios nela existentes e as expectativas. O marco teórico teve como base os estudos realizados durante o curso de extensão e está pautado nos autores que discutem sobre a Estética da Recepção, principalmente, Jans Robert Jauss. Por meio da literatura infantil as crianças, desde a mais tenra idade, têm acesso ao letramento literário e podem descobrir em contato com o material simbólico quem são, o que querem e o que podem ser. O texto literário oferece múltiplas alternativas de interpretação, uma vez que o seu significado e o potencial para provocar emoções nunca se esgotam, principalmente se o leitor tiver um papel ativo. As atividades foram realizadas em dois momentos, sendo, o primeiro, a leitura da história com uso de recursos visuais e o segundo vivências que surgiram da interação das crianças durante a leitura da história, em que foram priorizadas o brincar. Percebemos que as crianças acolheram a história, interagiram em diferentes momentos, a partir do conhecimento prévio de que possuem e das suas experiências anteriores. As ações das crianças nos permitem afirmar que elas encontraram na história um universo de referência permitindo a ampliação de conceitos já existentes, além da ampliação do vocabulário e do resgate de brincadeiras do universo popular infantil.