O presente trabalho propõe relatar a experiência da tentativa de estreitamento da vida social do aluno do EJA dos ciclos III e IV para com o que é aprendido em sala de aula. A partir do conhecimento do contexto da realidade do discente, propõe-se a investigação de práticas que estimulem a busca do conhecimento de acordo com a percepção do meio social em que eles vivem. Tendo em vista uma realidade marginal, utilizamos do gênero musical do rap e cordel para cumprir a missão de estreitar os laços sociais com uma reflexão crítica da realidade. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa prática envolveu leitura, escuta, debate, pesquisa em dicionários e ao final, como forma de verificação de aprendizado, uma contação de histórias individual. Como aporte teórico, utilizamos Preconceito linguístico (1999) de Marcos Bagno, Parâmetros Curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua portuguesa (MEC/SEF, 1998.), Vários escritos (1995) de Antônio Cândido. Tomamos como objetivo principal refletir sobre como a prática docente pode avizinhar-se da realidade do aluno para melhor entender como acessá-lo através dos conteúdos dados em sala de aula na matéria de Língua Portuguesa. Deste modo, foi possível refletir sobre a variação linguística que ocorre nas zonas urbana e rural com os gêneros discursivos “letra de música” e “cordel”, percebendo o preconceito linguístico fomentado pelo uso de tais variações no cotidiano.