Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O POEMA NA SALA DE AULA : A BIBLIOTECA ESCOLAR NA MEDIAÇAO DAS PRÁTICAS LEITORAS.

Palavra-chaves: POEMA, PRÁTICAS LEITORAS, BIBLIOTECA, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
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      de Angicos/RN, na tentativa de desenvolver nos educandos a compreensão leitora, a\r\n
      identificação do eu e os usos da escrita e da fala a partir da poesia. Pretendemos analisar os\r\n
      discursos dos alunos que descrevem as práticas de leitura que estão sendo desenvolvidas na\r\n
      escola para a formação de novos leitores literários. Nos aportes teóricos discorremos com\r\n
      base nas reflexões de Aguiar (2001), Alves (2002), Benevides (2005), Bordini (1993),\r\n
      Cândido (1995), Cosson (2006), Zilberman (1985) entre outros que desenvolvem estudos\r\n
      sobre o ensino de poesia e de Literatura. Utilizamos dados discursivos construídos a partir de\r\n
      respostas a um questionário, as quais descrevem os sujeitos da pesquisa, suas concepções de\r\n
      leitura e o olhar destes sobre a importância da poesia no contexto escolar. A partir dessa\r\n
      análise, compreendemos que as práticas leitoras com a utilização da linguagem poética vêm\r\n
      conquistando espaços na escola, visto que muitos professores da área estão percebendo a\r\n
      necessidade dessa manifestação da literatura como fator humanizador na sociedade e que visa\r\n
      colaborar para a formação sócio-política-cultural do indivíduo. Assim, vemos que novos\r\n
      caminhos estão sendo construídos, com esse enfoque dado pela biblioteca escolar na busca\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Neste texto, apresentamos uma reflexão acerca das práticas de leituras que são mobilizadas pelo professor regente da biblioteca escolar na inserção do gênero literário poema em salas de aula do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Angicos/RN, na tentativa de desenvolver nos educandos a compreensão leitora, a identificação do eu e os usos da escrita e da fala a partir da poesia. Pretendemos analisar os discursos dos alunos que descrevem as práticas de leitura que estão sendo desenvolvidas na escola para a formação de novos leitores literários. Nos aportes teóricos discorremos com base nas reflexões de Aguiar (2001), Alves (2002), Benevides (2005), Bordini (1993), Cândido (1995), Cosson (2006), Zilberman (1985) entre outros que desenvolvem estudos sobre o ensino de poesia e de Literatura. Utilizamos dados discursivos construídos a partir de respostas a um questionário, as quais descrevem os sujeitos da pesquisa, suas concepções de leitura e o olhar destes sobre a importância da poesia no contexto escolar. A partir dessa análise, compreendemos que as práticas leitoras com a utilização da linguagem poética vêm conquistando espaços na escola, visto que muitos professores da área estão percebendo a necessidade dessa manifestação da literatura como fator humanizador na sociedade e que visa colaborar para a formação sócio-política-cultural do indivíduo. Assim, vemos que novos caminhos estão sendo construídos, com esse enfoque dado pela biblioteca escolar na busca pela inserção dos gêneros literários nas aulas de Língua Portuguesa, possibilitando também, o acesso ao letramento literário nos nossos discentes.

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