Neste texto, apresentamos uma reflexão acerca das práticas de leituras que são
mobilizadas pelo professor regente da biblioteca escolar na inserção do gênero literário poema
em salas de aula do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual da cidade
de Angicos/RN, na tentativa de desenvolver nos educandos a compreensão leitora, a
identificação do eu e os usos da escrita e da fala a partir da poesia. Pretendemos analisar os
discursos dos alunos que descrevem as práticas de leitura que estão sendo desenvolvidas na
escola para a formação de novos leitores literários. Nos aportes teóricos discorremos com
base nas reflexões de Aguiar (2001), Alves (2002), Benevides (2005), Bordini (1993),
Cândido (1995), Cosson (2006), Zilberman (1985) entre outros que desenvolvem estudos
sobre o ensino de poesia e de Literatura. Utilizamos dados discursivos construídos a partir de
respostas a um questionário, as quais descrevem os sujeitos da pesquisa, suas concepções de
leitura e o olhar destes sobre a importância da poesia no contexto escolar. A partir dessa
análise, compreendemos que as práticas leitoras com a utilização da linguagem poética vêm
conquistando espaços na escola, visto que muitos professores da área estão percebendo a
necessidade dessa manifestação da literatura como fator humanizador na sociedade e que visa
colaborar para a formação sócio-política-cultural do indivíduo. Assim, vemos que novos
caminhos estão sendo construídos, com esse enfoque dado pela biblioteca escolar na busca
pela inserção dos gêneros literários nas aulas de Língua Portuguesa, possibilitando também, o
acesso ao letramento literário nos nossos discentes.