Este trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento do projeto de leitura “Conhecendo e reconhecendo o meu lugar: minha origem, minhas raízes”, experiências compartilhadas durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ministradas aos alunos do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual de Seabra-BA. O referido projeto foi desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV do curso de graduação em Letras da Uneb do qual sou graduanda. Desta forma resulta da minha atuação enquanto estagiária na turma supracitada. Essa experiência se inicia com a leitura do livro “Uma pequena lição de liberdade”, de Júlio Emílio Braz, e culmina com a produção de textos pelos alunos problematizando as questões étnico-raciais presentes tanto na obra como na vida dos educandos, dentre eles alguns moradores de comunidades quilombolas da região da Chapada Diamantina-BA. Embasam este trabalho as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais bem como pesquisas e textos que discutem a questão da afirmação identitária no processo de ensino-aprendizagem e sobre os usos da literatura infantojuvenil e a abordagem das questões da afrodescendência no Brasil. Utilizou se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise dos textos produzidos pelos educandos para o autor do livro “Uma pequena lição de liberdade”.