Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A literatura é uma das grandes manifestações da cultura e sua ligação com a arte e a realidade social permite que se ajuste a inúmeros formatos, acompanhando a demanda da sociedade. Contudo, isto não garante que o ensino de literatura obtenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Atualmente um dos grandes desafios da escola é despertar no aluno, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, o fascínio pela literatura. As dificuldades encontradas podem ser atribuídas ao fato de que geralmente o ensino de literatura tem se baseado no ensino de dados históricos e/ou na noção de literatura como material de leitura para extração e classificação gramatical. Por essa razão, este trabalho tem como objetivos estimular a competência comunicativa, ampliar a habilidade interpretativa e encorajar o pensamento crítico dos alunos a partir da leitura de charges, crônica e conto com a temática da tecnologia. Pressupomos que ao trabalhar uma temática que desperta o interesse e gosto do educando, possibilitando um novo olhar sobre o texto literário e permitindo que o aluno tenha voz, estaremos em conformidade com a ideia do letramento literário apresentado por Cosson (2006). Nesta perspectiva, adotamos o Método Recepcional apresentado por Bordini e Aguiar (1993) por causa do seu entrelaçamento com a necessidade do ensino contextualizado. Consideramos também como referencial teórico os documentos oficiais que parametrizam o ensino de literatura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), assim como algumas reflexões teórico-metodológicas defendidas por Cereja (2005); Zilberman (2008); Dalvi (2013); Antunes (2005) Koch (2015), entre outros autores. Assim, acreditamos que a literatura contribui de forma significativa para o processo de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Nesse sentido entendemos que existe a necessidade de desenvolver materiais pedagógicos que possam ser utilizados para incentivar participação, interesse, reflexão em sala de aula.

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