LITERATURA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45375 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 425 "titulo" => "LITERATURA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "A literatura é uma das grandes manifestações da cultura e sua ligação com a arte e a realidade social permite que se ajuste a inúmeros formatos, acompanhando a demanda da sociedade. Contudo, isto não garante que o ensino de literatura obtenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Atualmente um dos grandes desafios da escola é despertar no aluno, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, o fascínio pela literatura. As dificuldades encontradas podem ser atribuídas ao fato de que geralmente o ensino de literatura tem se baseado no ensino de dados históricos e/ou na noção de literatura como material de leitura para extração e classificação gramatical. Por essa razão, este trabalho tem como objetivos estimular a competência comunicativa, ampliar a habilidade interpretativa e encorajar o pensamento crítico dos alunos a partir da leitura de charges, crônica e conto com a temática da tecnologia. Pressupomos que ao trabalhar uma temática que desperta o interesse e gosto do educando, possibilitando um novo olhar sobre o texto literário e permitindo que o aluno tenha voz, estaremos em conformidade com a ideia do letramento literário apresentado por Cosson (2006). Nesta perspectiva, adotamos o Método Recepcional apresentado por Bordini e Aguiar (1993) por causa do seu entrelaçamento com a necessidade do ensino contextualizado. Consideramos também como referencial teórico os documentos oficiais que parametrizam o ensino de literatura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), assim como algumas reflexões teórico-metodológicas defendidas por Cereja (2005); Zilberman (2008); Dalvi (2013); Antunes (2005) Koch (2015), entre outros autores. Assim, acreditamos que a literatura contribui de forma significativa para o processo de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Nesse sentido entendemos que existe a necessidade de desenvolver materiais pedagógicos que possam ser utilizados para incentivar participação, interesse, reflexão em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LITERATURA, ALUNOS, MÉTODO RECEPCIONAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID425_25072018135848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA SILVA CARVALHO " "autor_nome_curto" => "JANAINA SILVA CARVALHO" "autor_email" => "nainacarvalho24@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45375 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 425 "titulo" => "LITERATURA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "A literatura é uma das grandes manifestações da cultura e sua ligação com a arte e a realidade social permite que se ajuste a inúmeros formatos, acompanhando a demanda da sociedade. Contudo, isto não garante que o ensino de literatura obtenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Atualmente um dos grandes desafios da escola é despertar no aluno, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, o fascínio pela literatura. As dificuldades encontradas podem ser atribuídas ao fato de que geralmente o ensino de literatura tem se baseado no ensino de dados históricos e/ou na noção de literatura como material de leitura para extração e classificação gramatical. Por essa razão, este trabalho tem como objetivos estimular a competência comunicativa, ampliar a habilidade interpretativa e encorajar o pensamento crítico dos alunos a partir da leitura de charges, crônica e conto com a temática da tecnologia. Pressupomos que ao trabalhar uma temática que desperta o interesse e gosto do educando, possibilitando um novo olhar sobre o texto literário e permitindo que o aluno tenha voz, estaremos em conformidade com a ideia do letramento literário apresentado por Cosson (2006). Nesta perspectiva, adotamos o Método Recepcional apresentado por Bordini e Aguiar (1993) por causa do seu entrelaçamento com a necessidade do ensino contextualizado. Consideramos também como referencial teórico os documentos oficiais que parametrizam o ensino de literatura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), assim como algumas reflexões teórico-metodológicas defendidas por Cereja (2005); Zilberman (2008); Dalvi (2013); Antunes (2005) Koch (2015), entre outros autores. Assim, acreditamos que a literatura contribui de forma significativa para o processo de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Nesse sentido entendemos que existe a necessidade de desenvolver materiais pedagógicos que possam ser utilizados para incentivar participação, interesse, reflexão em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LITERATURA, ALUNOS, MÉTODO RECEPCIONAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID425_25072018135848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA SILVA CARVALHO " "autor_nome_curto" => "JANAINA SILVA CARVALHO" "autor_email" => "nainacarvalho24@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }