Esta pesquisa tem como objetivo analisar, na interpretação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a compreensão dos elementos simbólicos presentes na novela A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Uma vez que este tipo de literatura desperta a fantasia no leitor, permite-lhe aperfeiçoar suas potencialidades críticas, sensibilidade afetiva, promovendo a inclusão social concedida pela variedade de símbolos que compõem esta obra e abrindo caminhos para a reflexão. Propõe-se um trabalho de leitura literária prazerosa, um desafio a se concretizar, na disciplina Língua Portuguesa, na qual será abordar a referida obra integralmente. A seleção dessa novela, clássico da literatura infanto-juvenil, levou em consideração a realidade sociocultural dos estudantes, abordando questões atuais como conflitos com a família e consigo mesmo, valorizando o indivíduo com suas diferenças, possibilitando o amadurecimento do jovem leitor, consentindo seu reconhecimento como pessoa, equilibrando o real e o maravilhoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante, de método interpretativo, tendo como principais contribuições teóricas referentes à leitura, letramento literário, novela literária e simbologia: Lajolo (2000); Cosson (2016); Colomer (2003); Zilberman (2012); Moisés (2006); Aguiar e Bordini (1988); Todorov (2014); entre outros. O corpus da pesquisa será constituído pela compreensão da obra e da simbologia presente nela, e a análise de dez diários de leitura produzidos pelos alunos leitores. Os resultados desse estudo permitirão saber se os discentes ampliaram sua visão de mundo através do letramento literário, tornando-se produtores de textos e leitores críticos, autores de sua própria história e de seus personagens.